A Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Claudia Raimundo Reyes, participou recentemente de dois encontros nacionais que reuniram pró-reitores e representantes do Ministério da Educação (MEC) para debater questões do cenário nacional dos cursos de graduação. A reunião do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (CoGrad) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), presidido por Reyes, recebeu o conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) Luiz Fernandes Dourado. As diretrizes nacionais da educação a distância foram a pauta do encontro realizado no dia 19 de agosto, e as discussões devem subsidiar a elaboração de documento pelo CoGrad que será levado à Diretoria da Andifes e, posteriormente, encaminhado ao CNE. O Colégio vem trabalhando a temática da educação a distância (EaD) e discute apoiado em grupo de trabalho que conta com a presença da Secretária Geral de Educação a Distância da UFSCar, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. Na Universidade, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) vem se preparando para atender as demandas por EaD dos cursos presenciais, organizando amparos instrumentais que fomentem o uso das tecnologias e oferecendo suporte aos docentes interessados.

Já o encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad), que reúne representantes de instituições públicas e privadas, recebeu representantes de diferentes instâncias do MEC entre os dias 20 e 22 de agosto. Os participantes discutiram os planos nacionais de Educação e de Graduação, com foco nas novas diretrizes de formação de professores do Ensino Básico. Foi amplamente debatida a articulação entre as instituições de Ensino Superior e a Educação Básica, apontando para a necessidade de valorização dos profissionais do magistério. Ainda sobre esse aspecto, foi realizada uma mesa específica para avaliar o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que ressaltou a importância de fomentar a relação dos estudantes de graduação com as escolas públicas desde o princípio da formação.

Em outra mesa, que recebeu a Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), foram discutidos os eixos estruturantes da avaliação no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE). A discussão pautou temas como internacionalização, inovação, políticas das questões étnico-raciais, direitos humanos, inclusão, educação ambiental e responsabilidade social como elementos fundamentais para a construção de bons indicadores para a avaliação das instituições. A acessibilidade também foi colocada em posição de destaque, sendo valorizada a presença da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de graduação do País. Destacou-se também a importância de consolidar uma cultura de avaliação nas instituições, fortalecendo os ciclos avaliativos do Sinaes e aprimorando os instrumentos para garantir, inclusive, a aplicação das metas do PNE. Dentre os temas abordados nos três dias de reunião, destacou-se também a creditação da internacionalização e da extensão, sendo esta última pauta resultado de discussões que já vêm sendo feitas em fóruns da Andifes.

Comentários desativados em Pró-Reitora de Graduação da UFSCar participa de discussões nacionais sobre rumos da Educação Superior

Filed under Graduação, Políticas de Educação e CTI