cograd_maio

Claudia Reyes, Pró-Reitora da UFSCar e nova Presidente do CoGrad, Jesualdo Farias, Secretário de Educação Superior do MEC, e Custódio Almeida, ex-presidente do Colégio, durante a 30ª Reunião. (Foto: Ascom/Andifes)

No início da semana passada, nos dias 18 e 19 de maio, o Colégio de Pró-Reitores de Graduação (CoGrad) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou sua 30ª Reunião, na sede da Andifes, em Brasília. A Reunião contou com a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias, que assumiu o cargo na semana anterior ao encontro com o CoGrad. O Colégio apresentou suas pautas ao novo Secretário e retomou a agenda de discussões sobre as temáticas da graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Dentre os temas discutidos, tiveram destaque a proposta de programa de apoio acadêmico, que visa o aprimoramento do acompanhamento pedagógico nas IFES, o avanço na discussão sobre o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a regulação do acompanhamento da mobilidade acadêmica. Foi discutida também a proposta do CoGrad de institucionalização dos cursos de graduação a distância oferecidos no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O Colégio reuniu-se também com representantes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (ForProEx), para dar continuidade à discussão sobre a inserção das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação. Os pró-reitores refletiram sobre as diretrizes para as ações de extensão universitária, respeitando os princípios de interação dialógica; interdisciplinaridade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação; e impacto na transformação social.

O CoGrad recebeu também representantes do Fórum dos Comitês Gestores de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor), para discussão sobre o financiamento dos cursos ofertados no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica (Renafor). Na ocasião, foi composto um grupo de trabalho para discutir as ações do Comfor, bem como seu papel na política de formação docente. Teve continuidade também à discussão sobre a formação para a docência no Ensino Superior, observada a obrigatoriedade do oferecimento de formação para os docentes das IFES durante o período de estágio probatório. Quatro universidades apresentaram suas experiências, entre elas o Espaço de Desenvolvimento Docente da UFSCar.

Ao final da Reunião, o Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará, Custódio Luís Silva de Almeida – que está se afastando do cargo em sua Universidade –, entregou a presidência do CoGrad à Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Claudia Raimundo Reyes, que ocupava a vice-presidência do Colégio. A vice-presidência foi assumida pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei, Marcelo Pereira de Andrade.

Comentários desativados em Pró-Reitora da UFSCar assume presidência do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Andifes e recebe novo Secretário de Educação Superior do MEC

Filed under Graduação, Políticas de Educação e CTI