Na última quinta-feira (3/9), o Pró-Reitor de Administração da UFSCar, Néocles Alves Pereira, concluiu as visitas a todos os Conselhos de Centro da Universidade (CoCs), iniciadas em maio, com participação em reunião do Centro de Ciências da Natureza (CCN), no Campus Lagoa do Sino. Participaram do encontro 17 representantes da comunidade do Campus, entre dirigentes, servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes.

Na reunião, o Pró-Reitor abordou várias das pautas já discutidas nos demais CoCs, como o funcionamento das Câmaras de Assessoramento Técnico vinculadas ao Conselho de Administração e medidas relacionadas à descentralização de processos administrativos; o planejamento das ações voltadas ao aprimoramento da gestão patrimonial na UFSCar e, mais especificamente, o processo de realização do inventário de bens móveis da Universidade, que deverá ser iniciado nos próximos meses; o processo de construção, aprovação e readequação do orçamento da UFSCar para 2015 e, também, as primeiras informações já disponíveis sobre o orçamento para 2016, além do calendário da Pró-Reitoria para encerramento do atual exercício.

Como está em fase de implantação, o Campus Lagoa do Sino possui um orçamento específico pactuado com o Ministério da Educação, com recursos de capital previstos até este ano e recursos de custeio diferenciados até 2017. O Pró-Reitor comentou esse orçamento e, também, esclareceu dúvidas sobre como será o processo de inserção do CCN no orçamento regular da Universidade após esse período, além de se comprometer com uma nova reunião em breve para apresentar a utilização dos recursos destinados ao Campus até este momento. Também considerando a fase de implantação do CCN e, assim, o pouco tempo de vínculo com a Universidade dos servidores do Campus, Pereira dedicou uma parte da reunião à apresentação do organograma e do funcionamento da Pró-Reitoria, reiterando que a ProAd está à disposição por meio do Chefe do Departamento de Administração Luiz Antônio Grinis Nalini (ramal 9019) ou do e-mail proad@ufscar.br.

Rotina

No dia anterior à ida ao Campus Lagoa do Sino, o Pró-Reitor de Administração realizou visita de rotina ao Campus Araras, onde acertou com integrantes da equipe do Departamento de Administração – “braço” da ProAd no Campus – o encaminhamento de diversos procedimentos de rotina e, principalmente, o andamento do processo de integração de novos servidores à equipe da Pró-Reitoria. Pereira também este reunido com a Prefeita do Campus, Gisele Ap. Zutin Castelani, com quem tratou de questões relativas à gestão e à manutenção da frota de veículos, aos serviços de limpeza e de portaria, dentre outras. Em conversa com o Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais, o Pró-Reitor também tratou das obras com os recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Já no dia 4, Néocles Alves Pereira esteve também no Campus Sorocaba, onde participou de reuniões com as Direções de Centro e com a Diretora do Campus e atendeu chefes de departamentos, coordenadores de cursos e outros docentes. A visita também teve como principal ponto de pauta esclarecimentos e orientações em relação ao encerramento do exercício de 2015, especialmente frente aos cortes orçamentários e aos esforços para minimização de impactos negativos.

Com os Diretores de Centro e de Campus, um dos principais temas de discussão foi a definição do processo de compra do mobiliário para os espaços de uso comum nos recém-inaugurados edifícios dos centros de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) e de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Com docentes responsáveis por atividades de extensão, o Pró-Reitor forneceu orientações para utilização de saldos de recursos, em um esforço para que não haja perda desses valores. Além disso, representantes do curso de graduação em Ciência da Computação conversaram com o Pró-Reitor para tratar de possíveis impactos nos custos do curso advindos de alterações pretendidas em sua organização curricular. “Como o período exige cautela, todas as ações devem ser muito bem planejadas, de modo a garantirmos sua execução sustentável”, orientou Pereira. Outras providências tomadas durante a visita ao Campus Sorocaba estão relacionadas às viagens didáticas e à otimização dos fluxos e rotinas de trabalho nas unidades locais da ProAd.

Comentários desativados em Pró-Reitor de Administração conclui participação em Conselhos de Centro com visita ao Campus Lagoa do Sino

Filed under Gestão