O Ministério da Educação (MEC) deve lançar nos próximos dias edital para seleção de programas de pós-graduação interessados em participar da primeira etapa de constituição da Universidade em Rede do BRICS. Nesta fase, serão selecionados dois programas em cada uma das seis áreas prioritárias da iniciativa: Energia; Ciência da Computação e Segurança da Informação; Estudos sobre o BRICS; Ecologia e Mudanças Climáticas; Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição; e Economia. Representantes dos programas selecionados deverão participar, em março do próximo ano, na Rússia, de reuniões com os representantes dos demais países do Bloco – Rússia, Índia, China e África do Sul –, com o objetivo de discutir os projetos pedagógicos de programas de pós-graduação a serem realizados em colaboração entre as instituições de Ensino Superior selecionadas.

As diretrizes para elaboração do edital foram definidas em reunião do Comitê Coordenador Nacional da Universidade em Rede do BRICS realizada no dia 23 novembro, que contou com a participação do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, integrante do Comitê como representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A partir da seleção das instituições e do trabalho em grupos temáticos, a expectativa é que um primeiro processo seletivo de estudantes seja realizado no segundo semestre de 2016, para início das atividades em 2017, envolvendo a possibilidade de cursar disciplinas em todos os países do Bloco com reconhecimento mútuo.

A ideia de criação da Universidade em Rede do BRICS surgiu no contexto de entendimentos entre os Chefes de Estados e Ministros de Educação dos países que integram o BRICS e foi consolidada na Declaração de Brasília, firmada em 2 de março deste ano, por ocasião da 2ª Reunião de Ministros da Educação dos cinco países. O Memorando de Entendimento que define os valores, princípios, objetivos e metas da Universidade em Rede, bem como suas diretrizes de gestão e funcionamento, foi assinado no dia 18 de novembro, em Moscou. A Universidade em Rede deverá promover a realização de pesquisas colaborativas e intensificar a mobilidade acadêmica entre os países do Bloco, com ênfase justamente na criação de programas de pós-graduação que adotem padrões e critérios de qualidade comuns e prevejam o reconhecimento mútuo.

Comentários desativados em Primeiro edital para participação de programas de pós-graduação na Universidade em Rede do BRICS deve ser lançado ainda em 2015

Filed under Internacionalização, Pós-graduação