Conselheiros celebram a primeira reunião do Conselho do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (Foto: Beatriz Maia – AECR/UFSCar)

O Conselho do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar realizou ontem (16/12) sua primeira reunião, presidida pela Diretora do SIBi, Lígia Maria Silva e Souza. Souza apresentou a estrutura organizacional do Sistema e do Conselho, bem como suas primeiras atribuições. Dentre elas, destaca-se o Regimento do SIBi e a política de formação e desenvolvimento de coleções da Universidade. “A formação deste colegiado demonstra o compromisso da Universidade com suas bibliotecas e com sua gestão democrática. Construiremos aqui políticas que atendam a todos os nossos usuários de forma padronizada nos quatro campi, além de facilitar a gestão de pessoas e de recursos”, declarou a Diretora. Além das duas reuniões anuais previstas, uma reunião extraordinária será agendada em 2016 para avançar na elaboração do Regimento, que terá sua versão preliminar apreciada pelos conselheiros.

Co/SIBi

Criado em novembro de 2014, a partir da aprovação no Conselho de Administração (CoAd), o SIBi compreende as quatro bibliotecas da Universidade: Biblioteca Comunitária, Biblioteca do Campus Araras, Biblioteca do Campus Sorocaba e Biblioteca do Campus Lagoa do Sino. Seu Conselho é o órgão colegiado do Sistema e tem a finalidade de propor, acompanhar e avaliar a política informacional e a gestão do SIBi, sugerindo diretrizes e ações para seu aperfeiçoamento. É composto pela Direção do SIBi; pelos dirigentes das bibliotecas integrantes do Sistema; pró-reitores de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; diretores dos Centros Acadêmicos; representantes discentes de graduação e de pós-graduação; representantes dos servidores técnico-administrativos e docentes; representantes do Departamento de Ciência da Informação (DCI); e representantes da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD).

Comentários desativados em Primeira reunião do Conselho do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar valoriza política de formação e desenvolvimento de coleções

Filed under Acesso à informação, Conselhos