No dia 13 de novembro, foi realizado o primeiro exame de qualificação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos do Programa da UFSCar. Junior Aparecido Assandre, servidor técnico-administrativo da UFSCar, apresentou o trabalho “Barreiras e facilitadores para implementação de compras públicas sustentáveis na UFSCar” à banca composta por Sergio Azevedo Fonseca, professor do Departamento de Administração Pública do Campus Araraquara da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e orientador do trabalho; Luciano Mitidieri Bento Garcia, Coordenador de Infraestrutura para Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da UFSCar; e Julio Cesar de Moraes, Chefe da Seção de Moradias da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar.

Servidor da UFSCar desde 2006, Assandre conta que a experiência adquirida em sua atuação junto ao Departamento de Compras da Pró-Reitoria de Administração (ProAd) da Universidade o fez refletir sobre os desafios da administração de sistemas públicos e motivou a sua pesquisa. “O Mestrado Profissional me traz conhecimentos que eu aplico muito diretamente no meu dia a dia profissional, e isso é bastante motivador. Além disso, trabalhar na Universidade faz toda a diferença, é um ambiente que nos instiga a continuar estudando”, afirma.

Junior Aparecido Assandre durante o primeiro exame de qualificação do PPGGOSP (Foto: Enzo Kuratomi - CCS/UFSCar)

Desde 2012, o Governo Federal estabelece critérios, práticas e diretrizes gerais relacionadas à promoção do desenvolvimento sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública federal. No trabalho apresentado, Assandre avalia a implementação desses critérios, bem como sua viabilidade econômica. O estudo já está sendo aplicado na UFSCar, através da inclusão de exigências relacionadas à sustentabilidade em processo de contratação de empresas que fornecem serviços ou materiais à Instituição. “Já fazemos contratos que exigem que as prestadoras de serviço sejam responsáveis também por dar a destinação correta a alguns tipos de resíduos, como pilhas e cartuchos de impressora”, exemplifica o mestrando.

PPGGOSP
O Mestrado Profissional – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP) – é uma iniciativa conjunta das pró-reitorias de Pós-Graduação e de Gestão de Pessoas da UFSCar, constituída a partir da demanda dos próprios servidores da Instituição. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de 2012 e a terceira turma deverá iniciar suas atividades no começo do próximo semestre. É composto por três linhas de pesquisa: Gestão de Organizações Públicas; Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação; e Estado e Políticas Públicas.

Outras informações sobre o Mestrado Profissional estão disponíveis no site do Programa, em www.ppggosp.ufscar.br.

Comentários desativados em Primeira qualificação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos apresenta reflexão sobre compras sustentáveis

Filed under Gestão de pessoas