uspps2

Andréa Contini, Coordenadora da USPPS, apresenta ao Presidente da Ebserh um dos manequins utilizados para a simulação de procedimentos da área da Saúde (Foto: Beatriz Maia – AECR/USFCar)

No dia 22 de fevereiro, o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o ex-Reitor da UFSCar Newton Lima Neto, esteve na Universidade para conhecer a Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde (USPPS). Acompanhado do Superintendente do Hospital Universitário (HU) da UFSCar, José Rubens Rebelatto, e de membros das equipes da Ebserh e do HU, Lima Neto reuniu-se primeiramente com o Reitor Targino de Araújo Filho, em conversa sobre  sobre a criação da Unidade, inaugurada em 2013, e sua recente integração à estrutura organizacional do HU. O Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes, apresentou as perspectivas para a USPPS, que deve, no futuro, expandir sua atuação para além das atividades de ensino de graduação e se configurar como um centro de treinamento continuado para profissionais de Saúde da região de São Carlos.

Os visitantes, acompanhados do Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, foram em seguida conhecer as instalações da USPPS. A Coordenadora da Unidade, Andréa Aparecida Contini, docente do Departamento de Medicina (DMed), apresentou as principais atividades desenvolvidas, bem como os desafios enfrentados para a expansão da utilização da USPPS. Atualmente, a Unidade é utilizada por estudantes dos cursos da área da Saúde da UFSCar, que têm contato com diversos contextos profissionais dentro de um ambiente protegido e com orientação para exercitarem habilidades, competências e atitudes que serão posteriormente aplicadas no atendimento aos pacientes durante a prática profissional. O espaço de 1.390 m² conta com unidade ambulatorial, sala de urgência, enfermaria (internação), centro cirúrgico e cenários que representam domicílios, todos equipados com manequins e aparelhos que simulam a realidade dos atendimentos nos diversos contextos da atuação em Saúde.

Comentários desativados em Presidente da Ebserh visita Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde da UFSCar

Filed under Saúde