Portal de Periódicos unificará acesso às publicações editadas pela UFSCar

Com o objetivo de identificar e sistematizar as informações sobre os periódicos acadêmicos editados pela UFSCar, foi criada pelo Conselho de Pós-Graduação (CoPG) uma comissão que, desde novembro do ano passado, vem trabalhando para dar forma ao Portal de Periódicos da Universidade. Atualmente, 33 sites de periódicos estão registrados na Secretaria Geral de Informática (SIn) da Instituição, e o objetivo é que sejam reunidos em um portal específico, de forma a facilitar o acesso e oferecer informações completas e unificadas sobre as publicações científicas gerenciadas pela Universidade. A expectativa é de que o Portal de Periódicos seja lançado no segundo semestre de 2015.

A construção do Portal de Periódicos soma-se às ações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), que viabilizou, em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (ProAd), uma ata de registro de preço para serviços de editoração de publicações científicas. O documento, elaborado ao longo do ano passado, descreve as qualificações necessárias à empresa que executará o serviço, observando a legislação que rege os processos de licitação. Com a conclusão desse processo, é possível que os programas de pós-graduação utilizem seus recursos de forma ágil para aquisição desses serviços. Ontem aconteceu a primeira reunião entre a comissão que está trabalhando no Portal, a ProPG e a empresa contratada, para discutir as possibilidades de serviços e ajustar formas de trabalho.

A presidente da comissão, Ana Paula Malfitano, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), explica que a demanda por serviços de editoração acadêmica vem sendo discutida pelo CoPG nos últimos anos e que o modelo encontrado pela Universidade beneficiará, principalmente, os programas em fase de consolidação. “O Portal de Periódicos dará visibilidade às publicações que ficavam dispersas nos sites dos programas, bem como oferecerá um panorama das publicações editadas na UFSCar. Além disso, a ata de registro de preço proporciona a otimização do trabalho em duas frentes. Isto porque a aquisição do serviço de editoração em quantidades maiores reduz consideravelmente o custo e, também, o apoio da ProPG é importante para os programas mais novos, que possuem menos recursos e, agora, podem contar com esse caminho aberto para aplicá-los de maneira mais eficiente”, afirma.

Comentários desativados em Portal de Periódicos unificará acesso às publicações editadas pela UFSCar

Filed under Pesquisa, Pós-graduação, Publicações