Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar está em consulta pública até 7 de setembro

A partir de hoje (18/8) e até o dia 7 de setembro, está disponível para consulta pública a proposta de Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar, construída coletivamente desde abril deste ano. A manifestação poderá ser feita por todas as pessoas interessadas, por meio de aplicativo online disponível no Blog da Saade (Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade), no qual é possível indicar a manutenção de diretrizes, modificação (indicando a sugestão de nova redação) ou exclusão (com justificativa). Também é possível sugerir a inclusão de novas diretrizes.

O processo de construção da Política foi coordenado pela Saade, dando continuidade e ampliando um trabalho que a Universidade já vem desenvolvendo no âmbito das ações afirmativas. Construiu-se uma proposta metodológica para esse processo – aprovada pelo Comitê Gestor da Saade em maio deste ano –, que tem como princípio ampliar a participação da comunidade da UFSCar na elaboração de políticas institucionais. Essa participação foi iniciada com a constituição de comissões abertas nos quatro campi, que se responsabilizaram pela definição e execução das etapas em cada campus.

De maio a junho, sob a coordenação dessas comissões e da Saade, foram realizados  seminários temáticos sobre Inclusão e Acessibilidade, Relações Étnico-Raciais e Diversidade e Gênero nos campi São Carlos e Sorocaba, aos quais pessoas da UFSCar e da comunidade externa puderam trazer suas reflexões, contribuições e demandas para a Política. Parte deles foi registrada em vídeo e está disponível no Blog da Saade. Nos campi Araras e Lagoa do Sino, os seminários acontecerão neste mês de agosto. O evento no Campus Lagoa do Sino está agendado para o dia 23, e a programação completa pode ser conferida aqui.

As diretrizes, agora em consulta pública, foram sistematizadas pela equipe da Saade a partir dos relatórios dos seminários – sendo que as contribuições dos eventos em Araras e Lagoa do Sino serão incorporadas durante a consulta pública. Também foram incorporadas contribuições do Conselho de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar, relacionadas, principalmente, às ações e aos projetos que são realizados pelos diversos setores administrativos da Universidade que visam o fortalecimento da diversidade e a promoção da equidade.

Após o período da consulta, serão realizados, em setembro, quatro fóruns (um em cada campus), com o objetivo de dar uma devolutiva pública do processo de construção, bem como debater sobre perspectivas para a concretização da Política no cotidiano da Universidade. O texto finalizado será encaminhado para apreciação pelo Conselho da Saade e pelo Conselho Universitário.

Para dúvidas durante a consulta, o contato com a Saade pode ser realizado pelo e-mail saade@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9771. A participação de todas e todos é fundamental para que esta etapa complemente as anteriores, tornando o processo de construção cada vez mais democrático.

Comentários desativados em Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar está em consulta pública até 7 de setembro

Filed under Equidade

Comments are closed.