Plataforma “Somos UFSCar” permite mapeamento das competências e amplia visibilidade da pesquisa desenvolvida na Universidade

somosAcaba de entrar no ar – no endereço www.somos.ufscar.br – a plataforma “Somos UFSCar”, um sistema de mapeamento das competências de pesquisa instaladas na Universidade a partir de palavras-chave. O “Somos UFSCar” tem como banco de dados a plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir da qual produz resultados que são apresentados de forma visualmente atrativa, a partir de uma navegação que é bastante intuitiva e acessível a diferentes públicos interessados. Assim, a expectativa é que, além de permitir acesso mais fácil às competências de pesquisa por parte dos gestores e da comunidade de pesquisadores da UFSCar, a nova plataforma também resulte na ampliação da visibilidade da pesquisa desenvolvida na Universidade.

“Mecanismos como os oferecidos pelo ‘Somos UFSCar’ eram uma demanda dos pesquisadores da Universidade, e nossa expectativa é que a plataforma amplie as possibilidades de intercâmbio entre eles, além de permitir que tanto a comunidade interna quanto o público externo conheçam a pesquisa desenvolvida nos quatro campi da Instituição”, afirma a Pró-Reitora de Pesquisa da UFSCar, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo.

O sistema foi desenvolvido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e customizado para a UFSCar por meio de contrato firmado com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG (Fundep). A plataforma opera a partir dos Currículos Lattes de todos os docentes vinculados à UFSCar, com atualização mensal dessa listagem.

Exemplo

Para ilustrar as possibilidades do “Somos UFSCar”, fizemos uma busca a partir do termo “recursos hídricos”, considerando a relevância do assunto na atualidade. Foram identificados, na plataforma, 30 docentes que, em algum momento, registraram a palavra-chave “recursos hídricos” em seus Currículos Lattes, sendo que o nome daqueles que utilizaram com mais frequência o termo aparecem destacados visualmente. Tais docentes estão distribuídos em 14 especialidades, tais como Engenharia Urbana, Ecologia Aplicada, Economia Ambiental, Sociologia e Gestão Agroindustrial, dentre outras.

O resultado da pesquisa também apresenta um conjunto de outras palavras-chave que foram utilizadas em associação com o termo pesquisado, o que permite um refinamento da busca. Assim, por exemplo, surgiram na tela os termos “barragens e reservatórios”, “conflitos sociais em torno do acesso à água”, “gestão da água”, “serviço de abastecimento urbano” e “indicadores de recursos hídricos”. A partir deles, foi possível identificar pesquisadores que trabalham em áreas e temas mais diretamente vinculados à motivação inicial da busca, ou seja, localizar trabalhos relacionados, de alguma forma, à crise hídrica enfrentada atualmente no Estado de São Paulo.

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