Plataforma on-line simplificará compras na UFSCar

Interface visual e recursos como “carrinho de compras” e “meus pedidos” serão utilizados para tornar os processos de compra mais ágeis, eficazes e passíveis de acompanhamento.

 

Nos últimos anos, “os principais problemas identificados para realização de compras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) têm sido unidades administrativas trabalhando com processos diferentes para demandas semelhantes e acúmulo de requisições para processamento. Além disso, há itens e serviços que são necessários a vários setores da Universidade, mas são solicitados de forma isolada pelas diferentes unidades”, explica Samira Cecília Custódio Ferro, servidora e pesquisadora da UFSCar. É o caso de televisões, mesas, cadeiras, aparelhos de ar condicionado, dentre outras centenas de itens.

Para Samira Ferro, estas solicitações de compras poderiam ser realizadas de modo organizado e colaborativo, o que contribuiria para diminuir o excesso de processos licitatórios, requisições não atendidas e o retrabalho para a equipe de compras.

Buscando facilitar os processos para compra de milhares de itens, a Pró-Reitoria de Administração (ProAd) lançou um novo Portal de Compras à comunidade. O Portal pode ser acessado por meio do SAGUI, sistema já utilizado por servidores docentes e técnico-administrativos para outras atividades. O Portal foi desenvolvido pela Secretaria de Informática (SIn) da Universidade.

“O lançamento do Portal de Compras representa um importante avanço no sistema de compras da Universidade e permitirá a realização dos pedidos de forma ágil e efetiva. Além disso, possibilitará redução no tempo de tramitação de processos, emissão de relatórios que apresentem a demanda real das unidades, planejamento das aquisições e economia para a Universidade por meio de compras coletivas e padronização de itens”, afirma Samira Ferro.

Como funciona – Ajustado para funcionar como as já conhecidas plataformas de compra on-line, os itens são separados em categorias e, quando selecionados, vão para o carrinho de compras. Em seguida é agendada a data para entrega e são disponibilizadas todas as informações necessárias.

Sustentabilidade – Nas compras de papel A4, mesas de madeira e aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, a Universidade já pede para que a escolha seja por materiais com certificação ambiental. “Com o Portal de Compras, conseguiremos focar ainda mais na compra de materiais sustentáveis, pois já iremos disponibilizar itens com selo ambiental sempre que possível”, explica o Pró-Reitor de Administração da UFSCar, Prof. Dr. Márcio Merino Fernandes.

Pequenas empresas – Nos últimos anos, a UFSCar vem priorizando as microempresas em suas licitações. “Há 3 anos, todo café adquirido pela UFSCar é da agricultura familiar”, conta o Pró-Reitor de Administração. “As marmitas utilizadas pelo RU durante a pandemia também são feitas de material sustentável e reciclável.  O próximo passo é trabalhar com licitações voltadas ao comércio local”, finaliza o Prof. Dr. Márcio Merino Fernandes.

Confira o calendário do novo Portal de Compras:

– 19/10 a 13/11: Liberação do Portal de Compras para consulta e inclusão de demandas 2021;
– 23/11 a 04/12: Pedidos de inclusão de novos produtos no Portal de Compras (via SEI);
– 11/12 a 18/12: Liberação do Portal de Compras para consulta e inclusão de demandas 2021;

Acesse aqui a apresentação do Portal de Compras realizada pela ProAd.

*Samira Cecília Custódio Ferro é Secretária de Administração, Finanças e Contratos do CCET/ UFSCar e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGOSP) da UFSCar. Em sua Dissertação estudou o sistema de compras da Universidade. Acesse o trabalho na íntegra aqui.

Novo Portal de Compras da UFSCar simplificará compras na Universidade

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