No último dia 31 de agosto, foi entregue ao Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar o documento contendo a síntese de todas as contribuições às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) produzidas durante o processo de atualização do Plano, iniciado em abril de 2011. O ConsUni fará a partir de agora a apreciação dessas diretrizes, para deliberação sobre a versão final do PDI, em cronograma que deverá ser estabelecido em reunião programada para o dia 5 de outubro.

– Confira aqui a versão das Diretrizes Gerais, Diretrizes Específicas e Diretrizes para o Desenvolvimento Físico a ser apreciada pelo ConsUni

Além do trabalho sobre as diretrizes, durante o processo de atualização do PDI foi realizada a avaliação do funcionamento dos órgãos colegiados da Universidade, que passaram por grandes transformações a partir da aprovação da primeira versão do Plano, em 2004. Também está em construção uma proposta para a gestão multicampi da UFSCar (com debates em eventos realizados no campi Araras, Sorocaba e São Carlos, em abril, setembro e outubro deste ano, respectivamente).
Assim, além das diretrizes, o processo de atualização do PDI deverá ter como produtos também os resultados da avaliação dos órgãos colegiados; propostas para a estrutura organizacional multicampi da UFSCar; e o Zoneamento Ambiental-Urbano e planos diretores para os campi da Instituição. Uma minuta deste último documento está sendo preparada neste momento – também a partir das contribuições já enviadas pela comunidade e daquelas construídas nos grupos de trabalho e eventos realizados – e, ainda neste ano, deverá ser objeto de apreciação primeiro pela comunidade dos campi e, posteriormente, pelo ConsUni.

Histórico
O processo de atualização do PDI foi desencadeado a partir da constatação de que, frente ao crescimento e às profundas transformações pelas quais passou a UFSCar nos últimos anos – especialmente a partir de 2009, com o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) –, parte das diretrizes aprovadas em 2004 estavam superadas e, também, havia temas ausentes ou pouco explorados no plano original. O trabalho de atualização, nos moldes do que foi realizado no primeiro processo de construção colaborativa do Plano, foi estruturado sobre três aspectos: Acadêmicos, Organizacionais e Físico-Ambientais.
Inicialmente, a comunidade universitária teve a oportunidade de se manifestar – individualmente ou em grupos organizados – por meio de aplicativo (disponível online) em que se indicava a intenção de manutenção, modificação ou exclusão das diretrizes constantes no PDI aprovado em 2004. Também era possível propor novas diretrizes por meio do mesmo aplicativo, que ficou disponível de maio a outubro de 2011.
Paralelamente, foram montados subgrupos de trabalho que procuraram aprofundar os temas estratégicos identificados como ausentes ou insuficientemente contemplados na primeira versão do PDI. Assim, nos aspectos Acadêmicos, por exemplo, foram criados subgrupos para tratar de Política de Pesquisa; Educação a Distância; Políticas de Equidade; e Artes, Cultura e Comunicação. A síntese do trabalho nesses grupos, acrescida às contribuições enviadas por meio do aplicativo, foi novamente submetida a toda a comunidade, para nova rodada de sugestões.
Além disso, também para debate, reflexão e proposição de soluções relacionadas às Diretrizes Gerais e às Diretrizes Específicas do Plano, aconteceu em março de 2012 evento que contou com a presença de cerca de 130 pessoas, servidores docentes, técnicos e administrativos, juntamente com estudantes de graduação (dos cursos presenciais e a distância) e pós-graduação, indicados pelos Centros Acadêmicos e unidades administrativas para participação. Nessa ocasião, o trabalho foi realizado em grupos de trabalho com os seguintes temas: Processos de Avaliação; Política de Pesquisa; Ambiente Adequado; Artes, Cultura e Comunicação; Políticas de Equidade e Ações Afirmativas; Processos de formação; e Expansão do Ensino Superior público no Brasil.
Informações detalhadas sobre todo o processo de atualização do PDI podem ser conferidas no site www.pdi.ufscar.br e eventuais dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail pdi@ufscar.br.

Comentários desativados em PDI: Conselho Universitário deliberará sobre atualização do Plano em suas próximas reuniões

Filed under Gestão