Núcleo UFSCar-Empresa fomenta rede de Empresas Juniores da Universidade e planeja eventos para o segundo semestre

NUJ

Estudantes da UFSCar durante o Encontro Paulista de Empresas Juniores de 2015. (Foto: Divulgação)

O Núcleo UFSCar-Empresa (NuEmp), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), vem trabalhando para fortalecer as relações entre a Universidade e os jovens empreendedores que atuam nas 24 empresas juniores em atividade nos campi Araras, São Carlos e Sorocaba. Sob a coordenação de Marta Cristina Marjotta Maistro, docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSER), o NuEmp atua em parceria com o Núcleo UFSCar Júnior (NUJ), liderado por estudantes de graduação que integram as equipes das empresas juniores e voltado à promoção de atividades de integração e formação.

Para o segundo semestre deste ano, o NuEmp planeja uma série de eventos para discutir temáticas importantes para o movimento de empresas juniores do País. Além disso, está nos planos a promoção de uma competição para premiar os melhores trabalhos desenvolvidos. Marjotta lembra que, desde a criação do NuEmp, em 1996, o número de empresas juniores da UFSCar mais do que dobrou, passando de 10 para as atuais 24, e o movimento se disseminou pelos campi da Universidade, o que trouxe novos desafios para a forma de pensar as ações. “Desde 2014, quando assumi a coordenação do NuEmp, iniciamos uma retomada da aproximação entre as empresas juniores e a Universidade, tendo em mente a concepção original do Núcleo. Nosso objetivo é fomentar esse espírito empreendedor que nossos estudantes têm e essa ânsia por aplicar os conhecimentos que adquirem na Universidade. Oferecemos apoio para que os estudantes encontrem as melhores formas de realizar esses trabalhos. Se, por um lado, é importante que eles liderem suas empresas e façam uma autogestão, de outro nós oferecemos a orientação com o olhar da extensão, guiando para os caminhos que a Universidade já oferece ou ainda pode vir a oferecer. Ou seja, oferecemos o suporte institucional sem interferir na autonomia”, relata a docente.

A heterogeneidade das empresas da UFSCar – com organizações mais antigas e bem consolidadas e outras mais jovens, dando os primeiros passos para se consolidarem – é trabalhada pelo Núcleo, que busca promover a troca de experiências visando o trabalho em rede. Para tanto, a sede do NuEmp está sendo reestruturada, de forma a oferecer um espaço que auxilie o fortalecimento das atividades, bem como práticas de formação conjuntas. Cecília Mazetto, estudante do curso de Imagem e Som da UFSCar e Vice-Presidente no NUJ, destaca a importância desse trabalho em equipe realizado entre as empresas da UFSCar e, também, nacionalmente. “Participamos de diversos encontros de empresas juniores, nos quais o trabalho em equipe é bastante estimulado, bem como a colaboração entre empresas de diferentes instituições. Durante o último Encontro Paulista de Empresas Juniores, por exemplo, a Engrenar Jr., do curso de Engenharia Mecânica da UFSCar, e a EESC Jr., da USP de São Carlos, foram premiadas justamente pelo trabalho que realizaram juntas. O objetivo do NUJ é justamente unir esforços para que as empresas cresçam e se beneficiem umas das outras, por meio da troca de experiências. Como agregamos empresas de diferentes áreas e com diferentes histórias, há uma diversidade de conhecimentos que podem ser melhor aproveitados quando trabalhados em conjunto, fortalecendo o movimento de empresas juniores da UFSCar e do País”, conta a estudante.

Os interessados em mais informações sobre o NuEmp podem entrar em contato pelo e-mail nuemp@ufscar.br. Outras informações sobre o NUJ estão disponíveis no site do Núcleo.

Comentários desativados em Núcleo UFSCar-Empresa fomenta rede de Empresas Juniores da Universidade e planeja eventos para o segundo semestre

Filed under Extensão

Comments are closed.