upla_bia

A docente da UFSCar Ana Beatriz Oliveira (no centro) e professores da UPLA em conversa com professores e estudantes de Playa Ancha (Foto: Divulgação/UPLA)

No final de novembro, a docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) e Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar Ana Beatriz de Oliveira esteve na Universidad de Playa Ancha (UPLA), no Chile, para o estabelecimento de novas fases de cooperação entre a universidade chilena e a UFSCar. Durante a viagem, apoiada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), a docente representou a UFSCar na continuidade dos esforços de consolidação da cooperação entre as duas universidades especificamente na área da Saúde. Oliveira reuniu-se com dirigentes da Instituição e com a comunidade acadêmica da UPLA, que inaugurou sua Faculdade de Ciências da Saúde recentemente, há cerca de cinco anos, e busca oportunidades de formação para seu corpo docente. A Diretora do CCBS também ministrou aulas sobre metodologia de pesquisa; práticas que envolvem ensino, pesquisa e extensão; e especificamente sobre sua área de pesquisa – processos de avaliação e intervenção em fisioterapia do sistema musculoesquelético.

A docente explica que a UPLA identificou, a princípio, essa área específica da Fisioterapia, na qual possui maior concentração de docentes, para dar início à cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), e que no próximo ano deverão ser consolidados os acordos que possibilitem a mobilidade de professores entre as instituições. “Estamos dando os primeiros passos dessa colaboração na pesquisa em Fisioterapia entre a UPLA e a UFSCar, e minha visita à universidade chilena foi importante para mostrarmos a pesquisa produzida aqui. Os professores da UPLA já estiveram na UFSCar e têm bastante interesse em realizar suas formações conosco, para que possamos, juntos, produzir pesquisas internacionais capazes de gerar impacto na sociedade”, afirma Oliveira.

Cooperação

No final de abril deste ano, a UFSCar recebeu comitiva da UPLA para a assinatura de convênio de cooperação internacional que possibilitará a formação de redes de trabalho e pesquisa conjuntos entre as universidades. Esta foi a segunda visita de representantes da UPLA à UFSCar, a partir de um esforço inicial de aproximação liderado pela ProPG, em parceria com a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter). O acordo visa também ampliar a internacionalização do PPGFt, bem como do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO), dada a proximidade entre as áreas. Em outubro, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) também recebeu um professor da UPLA, para outras tratativas de cooperação.

Comentários desativados em Novos encontros consolidam cooperação entre UFSCar e Universidad de Playa Ancha, do Chile

Filed under Internacionalização, Pós-graduação, Saúde