Na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, deve entrar em funcionamento o novo sistema de requisições de compra da Pró-Reitoria de Administração (ProAd) da UFSCar, intitulado “Requisições 2012”. O novo sistema – uma atualização da ferramenta utilizada anteriormente – foi desenvolvido a partir de um mapeamento detalhado de todo o processo, com participação dos setores da ProAd envolvidos e, também, da Procuradoria Jurídica. O “Requisições 2012” visa aprimorar o apoio oferecido à comunidade universitária nos processos de compra, já que os novos procedimentos permitirão que uma equipe da Pró-Reitoria obtenha as três cotações para os materiais de consumo e permanentes a serem adquiridos, na forma exigida pela legislação para a realização de licitações. Além disso, a inovação visa aprimorar o planejamento dos processos de compras, economia de esforços e, também, de recursos financeiros.
Com o novo procedimento, foi estabelecido um cronograma para o envio das requisições de compra à ProAd. Para materiais com previsão de entrega até o início de julho, as requisições deverão estar na Pró-Reitoria até o dia 30 de abril. O segundo prazo de entrega é o dia 31 de agosto, para materiais com previsão de entrega até o início de novembro. A proposta de cronograma foi apresentada aos Diretores de Centro em reunião na última segunda-feira (9/4), com participação do Pró-Reitor de Administração, Manoel Fernando Martins, e do Assessor da Reitoria Néocles Alves Pereira. Excepcionalmente, a ProAd poderá processar requisições encaminhadas fora dos prazos estabelecidos; porém, nesses casos, será necessária justificativa elaborada pelos Diretores de Centro ou gestores das unidades administrativas (Pró-Reitor, Secretário Geral ou Diretor) e, também, será responsabilidade do requisitante encaminhar as três cotações exigidas pela legislação.
Para a entrada em funcionamento do novo sistema, foram realizadas nesta semana capacitações dos servidores responsáveis pelo preenchimento de requisições de compras em todas as unidades da Universidade, por meio de webconferências. Para os que não puderam participar, a gravação das webconferências já está disponível no site da ProAd, em www.proad.ufscar.br. Além do sistema, a ProAd também elaborou catálogos de mobiliários e de material de informática, para facilitar a especificação dos materiais pelos requisitantes. Esses catálogos também estarão disponíveis no site. Até junho, a Pró-Reitoria deverá também disponibilizar listas de fornecedores por grupos de materiais.
Dúvidas sobre o “Requisições 2012” podem ser esclarecidas pelo ramal 8577 (falar com Alcir ou Júlio) ou pelo e-mail duvidasrequisicoes@ufscar.br.

Comentários desativados em Novo sistema de requisições de compra da ProAd visa aprimorar apoio à comunidade universitária e gerar economia

Filed under Gestão