Nota de Esclarecimento da Reitoria da UFSCar sobre a paralisação dos estudantes do curso de Medicina

Frente às informações que vêm sendo veiculadas sobre a paralisação dos estudantes do curso de Medicina, a Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem a público esclarecer que, apesar dos inesgotáveis esforços empreendidos pela Administração Superior da Universidade, neste momento está fora da governabilidade da Instituição o equacionamento do único ponto da pauta apresentada pelos estudantes que ainda não pôde ser encaminhado, referente à realização das atividades de preceptoria em equipamentos de Saúde do município de São Carlos.
Isto porque, para prosseguir com o cadastramento dos médicos interessados em atuar como preceptores, acompanhando os estudantes, a Universidade depende de a Prefeitura Municipal de São Carlos submeter à Câmara dos Vereadores projeto de lei que, frente aos encaminhamentos dados pela atual Secretaria Municipal de Saúde, deve regularizar as atividades de preceptoria. Esclarecemos que, desde o início deste ano, vínhamos tentando negociar com a Prefeitura os procedimentos para equacionamento dessa questão. Porém, apenas nos dias 4 e 5 de abril a Universidade teve atendidas suas solicitações de audiência, com a realização de reuniões em que o Secretário Municipal de Saúde, Edilson Seraphin Abrantes, aceitou a redução do número de consultas a serem realizadas pelos preceptores quando acompanhados dos estudantes, tal como acontecia em anos anteriores. Na ocasião, o Secretário, juntamente com o Procurador Geral do Município, Waldomiro Bueno, comprometeu-se a fazer os encaminhamentos necessários junto à Câmara Municipal já para a sessão seguinte, que aconteceu no dia 9 de abril. No entanto, apesar da Administração ter reiterado algumas vezes a urgência da questão, até a data de hoje (19/4) ainda não foi protocolada junto à Câmara a documentação referente à matéria.
Por fim, voltamos a informar que, em relação aos itens da pauta de reivindicações dos estudantes referentes ao contexto interno à UFSCar, todos já foram equacionados e/ou encaminhados, a partir de inúmeras reuniões e outras ações realizadas pelos representantes designados pela Reitoria (pró-reitoras de Graduação e de Extensão) junto aos estudantes, docentes, Coordenação de Curso, Chefia de Departamento e Direção de Centro, além de unidades da própria Administração Superior.
Assim, a UFSCar aguarda que sejam tomadas a tempo da próxima sessão da Câmara dos Vereadores (na próxima terça-feira, 23/4) as medidas que cabem à Prefeitura Municipal de São Carlos para que possam ser retomadas as atividades do curso de Medicina.

Comentários desativados em Nota de Esclarecimento da Reitoria da UFSCar sobre a paralisação dos estudantes do curso de Medicina

Filed under Notas da Reitoria

Comments are closed.