Na tarde de ontem (5/4), foi realizada, a convite da Administração Superior, a segunda reunião entre a comissão de negociação designada para representar a Reitoria e representantes dos estudantes que estão ocupando o edifício da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE). O objetivo desse encontro era é que a comissão de negociação pudesse compartilhar informes sobre os exaustivos estudos e levantamentos que estão sendo realizados a fim de subsidiar a construção de soluções diante de alguns pontos da pauta apresentada pelos estudantes, bem como compartilhar proposta de encaminhamento emergencial – e ainda limitado – da questão específica da alimentação aos finais de semana.
Infelizmente, a intransigência dos representantes dos estudantes dificultou a tentativa de diálogo e a continuidade da construção da proposta inicialmente estruturada. O encontro foi marcado por acusações inadmissíveis e desrespeito total ao trabalho e aos esforços que vêm sendo empreendidos pelos pró-reitores que integram a referida comissão de negociação – pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, de Graduação, de Extensão e de Gestão de Pessoas –, de modo semelhante ao tratamento conferido ao trabalho das assistentes sociais da UFSCar no momento da ocupação da ProACE.
A Administração Superior registra assim, publicamente, sua incompreensão dessa falta de disponibilidade para a negociação, e lamenta profundamente que tais posturas estejam inviabilizando a construção conjunta de soluções, tal como reivindicado pelos próprios estudantes. Apesar disso, a Administração dará continuidade aos estudos anteriormente mencionados – que, como apresentado aos representantes dos estudantes, envolvem grande complexidade de variáveis, que vão muito além da disponibilidade orçamentária, que por si só já nos apresenta grandes dificuldades e desafios –, na expectativa de apresentar resposta definitiva à pauta dos estudantes na próxima semana e, assim, poder equacionar o impasse estabelecido ainda pela via do diálogo.

Comentários desativados em Nota da Reitoria: Sobre dificuldades no processo de negociação com os estudantes que estão ocupando a ProACE

Filed under Notas da Reitoria