Na manhã da última sexta-feira (3/10), o Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar realizou a reunião extraordinária programada para debate e deliberação sobre o processo de construção da política de segurança para os campi da Universidade. Três importantes encaminhamentos foram acordados. São eles:
- Realização de uma série de eventos e debates abertos à participação de toda a comunidade universitária, que deverão subsidiar a deliberação futura do ConsUni sobre a política de segurança da UFSCar. Tais eventos – que deverão acontecer ao longo dos próximos dois meses – levarão em conta as propostas já apresentadas até o momento e as diretrizes em vigência atualmente. Os debates devem abordar três grandes temas principais: função social da Universidade; relações entre UFSCar e sociedade; e questões diretamente relacionadas ao tema da segurança nos campi. Para sua organização, será nomeada comissão do ConsUni composta por um representante dos docentes, um dos servidores técnico-administrativos, um da Administração Superior, um dos estudantes de graduação e um dos estudantes de pós-graduação, todos integrantes do Conselho.
- Manutenção do controle de acesso ao Campus no período noturno até que haja a deliberação sobre a política definitiva de segurança.
- Observação estrita das normas sobre a realização de eventos acadêmicos, culturais e esportivos nos campi, que preveem a necessidade de autorização desses eventos, frente à apreciação de seus objetivos; de sua compatibilidade com as atividades acadêmicas normais; da constituição prévia de uma comissão organizadora; e da adoção de providências relativas à segurança, dentre outras regulamentações.
Convidamos desde já toda a comunidade universitária a participar dos debates propostos e, assim, a envolver-se na construção das soluções que contemplem a complexidade das questões a serem enfrentadas, complexidade esta que só poderá ser adequadamente enfrentada com a disponibilidade e abertura ao diálogo de todos os integrantes dessa comunidade.