A Administração Superior da UFSCar dirige-se neste momento à comunidade do Campus Sorocaba para manifestar sua surpresa e desagrado ao ser informada do requerimento apresentado à Câmara de Vereadores de Sorocaba relacionado à transformação do Campus em Universidade Federal de Sorocaba. Aumenta ainda mais nosso descontentamento saber que tal manifestação foi provocada por alguns membros da própria comunidade universitária, que procuraram os vereadores autores do referido requerimento, repetindo prática já adotada em ocasião anterior e que acarretou grandes prejuízos ao Campus e à imagem da UFSCar como um todo.

Primeiramente, é preciso reiterar que não há autorização para que quaisquer outras pessoas falem em nome da Administração da Universidade em assuntos que são de sua exclusiva competência. Além disso, destacamos que a Universidade conta com processos democráticos construídos historicamente e hoje já bastante consolidados para debate e deliberação sobre temas dessa natureza, especialmente por meio de seus órgãos colegiados. Por fim, reiteramos também que, no âmbito do processo de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar, realizado nos últimos dois anos, a decisão da comunidade universitária se deu na direção exatamente oposta à da separação do Campus Sorocaba.

Sendo assim, há de se fazer valer o desejo e a deliberação de que continuemos nos desenvolvendo juntos, fortalecendo, assim, a UFSCar, o Campus Sorocaba e, também, a interação deste com a região em que está instalado, que tantos bons frutos tem gerado desde a instalação da Universidade em Sorocaba. Informamos também que já estamos em contato com a Câmara de Sorocaba para esclarecimento e equacionamento da questão.

Comentários desativados em Nota à comunidade do Campus Sorocaba sobre movimentação pela Universidade Federal de Sorocaba

Filed under Notas da Reitoria