No último dia 27, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participou de evento voltado ao incremento da relação entre as universidades federais e o setor produtivo na área de petróleo e gás. O encontro, proposto pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro) e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), teve o tema “Inovação na indústria de óleo e gás e a relação com as universidades federais”. Além do Reitor da UFSCar, que atualmente preside a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), participaram os reitores de seis outras universidades federais que mantêm forte interação com o setor (Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará, Ceará e Minas Gerais).

O debate considerou que, embora as universidades e o setor de petróleo e gás possuam uma relação estruturada desde a década de 1990, aprimoramentos são necessários para que as parcerias possam avançar, particularmente no que diz respeito às normativas que regulam essa relação e, especialmente, no que se refere à propriedade intelectual e à aplicação dos recursos destinados a pesquisa e desenvolvimento na área. Dentre os encaminhamentos propostos está a análise conjunta dessas normativas e a realização de um evento que amplie a discussão junto a outras universidades, institutos de pesquisa e associações do setor.

Finep

Na mesma data, o Reitor da UFSCar também esteve reunido com o novo Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Rebelo Fernandes, que já havia presidido o órgão de 2007 a 2011.

Na ocasião, Targino de Araújo Filho apresentou ao dirigente recém-empossado as expectativas dos reitores em relação ao financiamento das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação e destacou a importância dos editais do CTInfra (Fundo de Infraestrutura, destinado ao apoio à modernização e ampliação da infraestrutura de pesquisa nas instituições públicas) para as universidades federais, especialmente para os novos campi criados no processo de expansão vivido por essas instituições nos últimos anos. O Presidente da Andifes também demandou que seja formalizada a participação da Associação nos conselhos de decidem as políticas públicas da Finep.

“O encontro foi muito proveitoso e nos deixou com boas expectativas, especialmente porque o Presidente elencou, como eixos prioritários para a Finep, além do fomento à inovação – que já vinha sendo priorizado na gestão anterior –, a manutenção e expansão da infraestrutura de pesquisa instalada nas instituições públicas e o apoio a projetos estratégicos para o desenvolvimento do País. Apesar de sabermos que enfrentaremos desafios ao longo deste ano, devido à política de ajuste fiscal, avalio como extremamente importante a disposição de Fernandes em construir, junto aos reitores, uma agenda positiva de trabalho”, afirma Araújo Filho.

Comentários desativados em No Rio de Janeiro, Reitor da UFSCar participa de reunião voltada ao incremento da relação entre universidades e a indústria de petróleo e gás

Filed under Políticas de Educação e CTI