sorocaba

Em auditório lotado, convidados debatem a função social da Universidade (Foto: João Justi – SeCS-Sor)

No dia 10 de março, a UFSCar iniciou as comemorações dos 10 anos do Campus Sorocaba, com sessão solene seguida da mesa-redonda “A Universidade do Futuro”. O evento contou com a presença do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira; da Diretora do Campus, Eli Angela Vitor Toso; do Reitor da Universidade à época da criação do Campus, Oswaldo Baptista Duarte Filho; e da ex-Deputada Federal Iara Bernardi, grande apoiadora da iniciativa, além de pró-reitores, secretários, diretores de Centros Acadêmicos, servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes do Campus.

No Auditório do ATLab lotado, a Diretora de Campus relembrou a trajetória dos 10 anos exaltando o fortalecimento institucional do Campus e o crescimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas. Na mesma direção, o Reitor reafirmou o orgulho que a Administração tem do Campus Sorocaba, que foi o que mais cresceu nos últimos cinco anos. “Hoje, o Campus Sorocaba conta com mais de três mil alunos, 180 docentes e 110 servidores técnico-administrativos, todos comprometidos com o desenvolvimento da Universidade e que ajudaram a construir a história da UFSCar em Sorocaba. O Campus cresceu e não para de se desenvolver, seus cursos de graduação estão entre os melhores do País, os pesquisadores dos programas de pós-graduação do Campus são altamente produtivos e, por meio da extensão, já firmamos mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas de Sorocaba e região. Tudo isso nos enche de orgulho”, afirmou Araújo Filho.

Já na mesa-redonda, Wolfgang Leo Maar – professor titular aposentado do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da UFSCar e pesquisador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) – afirmou que a universidade pública nunca foi tão necessária quanto nos tempos atuais, como lugar onde a riqueza da diversidade se encontra e o desenvolvimento surge a partir do respeito pelas ideias do outro. “Temos de lutar pelo protagonismo social da universidade pública para que ela não submerja à capitalização. Temos de lutar pela democratização plena da própria Educação com vistas à superação do atraso social brasileiro”, defendeu. Citando o livro “A Universidade Necessária”, de Darcy Ribeiro, Maar reiterou a necessidade de uma Academia e de uma Ciência compromissadas com a formação de uma consciência nacional sintonizada com a construção de uma sociedade democrática.

Em sua fala, Glaucius Oliva – professor titular da Universidade de São Paulo, no Instituto de Física de São Carlos, e ex-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – também posicionou a universidade como uma caixa de ressonância para a transformação da sociedade. “O grande desafio da universidade hoje é estar presente na sociedade, com a sociedade e para a sociedade. Temos de superar o fosso que separa as comunidades científicas e acadêmicas do cidadão comum. Precisamos de uma Ciência com real impacto social, econômico, cultural e tecnológico, e precisamos produzir conhecimento que efetivamente possa ser revertido em riquezas para o nosso país”, destacou.

As comemorações continuaram com Sessão Solene na Câmara Municipal de Sorocaba em homenagem à Universidade realizada no dia 17 de março. E, amanhã, 22 de março, a reunião anual do Conselho de Curadores da Universidade será realizada no Campus Sorocaba. É a primeira vez que o Conselho se reunirá fora da sede, para prestigiar e homenagear o aniversário do Campus.

Confira a programação completa dos 10 anos do Campus Sorocaba no site www.sor.ufscar.br/10anos.

Comentários desativados em Nas comemorações dos 10 anos do Campus Sorocaba da UFSCar, papel da Universidade na transformação social é destacado

Filed under Efemérides