Na última quinta-feira (26/6), a UFSCar realizou a cerimônia oficial de inauguração do Campus Lagoa do Sino, localizado no município de Buri (SP). O evento contou com a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, representando o Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, além de deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades da região onde o Campus está instalado. Também estiveram presentes servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes do Campus Lagoa do Sino, bem como membros da Administração Superior e outros representantes de todos os campi da Universidade.

A cerimônia celebrou a criação e o funcionamento pleno do Campus, que já conta com 150 estudantes em três cursos de graduação: Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental. Como parte das comemorações, foram plantadas três araucárias, árvore presente na paisagem da região, em homenagem às primeiras turmas dos cursos, e uma quarta muda representando o novo campus e o compromisso da Universidade com o desenvolvimento sustentável da região.

Reitor e Secretário, acompanhados de estudantes e professores, durante o plantio das araucárias em homenagem às primeiras turmas (Foto: Enzo Kuratomi – CCS/UFSCar)

Futuro

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, destacou durante a cerimônia a generosidade do escritor Raduan Nassar – que doou à Universidade a fazenda que abriga o Campus- e a grande responsabilidade que a UFSCar assumiu com a implantação da nova unidade. “Foi uma honra ser convidado, em 2010, para conhecer esta fazenda. Naquele momento, eu não era capaz de imaginar o que significaria trazer a Universidade para esta região. O Raduan, por sua vez, além da imensa generosidade de doar uma fazenda tão produtiva, possui uma admirável visão de futuro e enxergou antes de todos nós o enorme impacto para o desenvolvimento regional que a Universidade seria capaz de causar. O nosso trabalho agora é continuar a entender as necessidades locais, para poder atendê-las. E é emocionante perceber como tudo isso está sendo feito, a forma como a UFSCar como um todo abraçou essa ideia. Este Campus vem ao encontro do plano para continuidade da expansão da Educação Superior que nós entregamos há um mês para a Presidenta Dilma Rousseff. Nós queremos um novo projeto de crescimento, e um dos requisitos é o atendimento das necessidades regionais de cada campus. Lagoa do Sino já nasceu com essa natureza, e não tenho dúvidas de que teremos condições muito boas para continuar expandindo”, declarou o Reitor.

Transformação

O Secretário de Educação Superior do MEC ressaltou o papel da UFSCar na expansão da Educação Superior no Brasil, e situou a criação do Campus Lagoa do Sino enquanto passo fundamental na direção da garantia da educação como um direito de todos. “É uma feliz coincidência inaugurarmos este Campus ao mesmo tempo em que a Presidenta sanciona o novo Plano Nacional da Educação, que, entre outras coisas, assume o compromisso de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para a educação. Fiquei bastante sensibilizado com o quadro dessa região, e a UFSCar assume a imensa responsabilidade de cuidar deste Campus e continuar promovendo as transformações sociais através da educação”, afirmou Speller.

Política pública

As particularidades da região no entorno do Campus foram tema da fala do Diretor do Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino, Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, que enfatizou a contradição entre o alto PIB Agrícola e o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Este Campus destaca-se por sua beleza e, também, por todo o processo que deu origem ao que inauguramos hoje, feito com muito carinho. Já criamos aqui um sentimento de pertencimento, de compromisso com o desenvolvimento da região através da excelência acadêmica que é marca da UFSCar. A criação deste Campus foi a maior política pública da história desta região, e precisamos ainda de outras que respeitem as nossas especificidades, porque estamos muito orgulhosos de estarmos aqui e de sermos UFSCar”, concluiu.

Docentes do Campus Lagoa do Sino junto à placa oficial de inauguração (Foto: Enzo Kuratomi – CCS/UFSCar)

Estudantes dos três cursos de graduação do Campus Lagoa do Sino (Foto: Enzo Kuratomi – CCS/UFSCar)

Comentários desativados em Na inauguração do Campus Lagoa do Sino, impacto na região e entusiasmo da comunidade universitária com o projeto foram destacados ao longo de toda a cerimônia

Filed under Eventos, Inaugurações