Na abertura de evento do HU-UFSCar Reitora anuncia recursos para obras de ampliação

Mesa de abertura do 1º EnPe-Saúde do HU-UFSCar (Foto: Matheus Mazini- CCS/UFSCar)

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 21 de novembro, a abertura do 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (EnPe-Saúde) do Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento segue até sexta-feira, dia 23, com uma programação diversificada e aberta a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da Saúde e de outras áreas que se relacionam com a temática.
O principal objetivo do encontro é contribuir para a construção da identidade do HU-UFSCar como um hospital de excelência em atividades de ensino, pequisa e extensão. “Desejamos apresentar à sociedade o grande diferencial do HU: um ambiente de formação profissional de qualidade e de geração de conhecimento científico que qualificam a assistência à saúde das pessoas e possibilitam o desenvolvimento de práticas inovadoras em benefício de todos”, afirma Flávia Pileggi, responsável pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU, organizadora do evento.
A abertura do EnPe-Saúde contou com presença de autoridades do HU, da UFSCar, da Prefeitura de São Carlos e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital, além de estudantes, professores e funcionários da Instituição.
Durante a abertura do evento, Wanda Hoffmann anunciou a conquista de R$ 2 milhões que serão aplicados na finalização da obra de prédio anexo ao Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos. O local será destinado a práticas de ensino, pesquisa e extensão, ampliando a estrutura já oferecida ao curso de Medicina da Instituição. “O recurso já está na Universidade, o contrato com a empresa foi assinado e as obras devem começar em breve. Essa conquista é fruto de um esforço de uma grande equipe e endossa a importância do nosso compromisso com o ensino, pesquisa e extensão em saúde”, comemorou a Reitora.

1º EnPe-Saúde

Para Ângela Leal, superintendente do HU, o evento é importante porque sinaliza o compromisso do HU com a vocação da UFSCar, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, Leal destacou que o Hospital está a serviço de toda a comunidade. “Somos um Hospital de excelência que oferece serviço de qualidade à população de São Carlos”, ressaltou ela.
Na mesma direção, Caroline Valero, coordenadora de Formação Profissional da Ebserh, enfatizou que a vocação dos hospitais da rede Ebserh é fazer ensino, pesquisa e extensão. “A Ebserh está trabalhando nesse sentido e o HU-UFSCar tem muito potencial. Parabenizo o Hospital por todo o avanço e pelo desenvolvimento do ensino e da pesquisa realizados aqui”, declarou Valero.
José Galizia Tundisi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, também reconheceu a importância da iniciativa e destacou a relevância da programação. “A programação aborda temas atuais e valoriza a integração das Ciências Humanas e Sociais e da Saúde com a tecnologia”, afirmou Tundisi.
A Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, esteve na abertura e parabenizou o HU pela realização e pela estrutura destinada ao ensino e à pesquisa. “Aproveito também para agradecer às equipes do HU por todo o empenho e esforço para garantir avanços importantes ao longos dos últimos dois anos, e reforço que o apoio e parceria da UFSCar serão constantes”, disse a Reitora.
A programação do 1ª EnPe-Saúde segue até sexta-feira, com conferências, mesas-redondas, oficinas, atividades culturais e apresentações de trabalhos. Os temas abordados são: Inovação em saúde; Ensino em ambiente hospitalar; Ensino a distância em saúde; Pesquisa clínica; Pesquisa em ambiente hospitalar; Atividades extensionistas em ambiente hospitalar; Aprendizagem por simulação: urgências em ambiente pré-hospitalar e hospitalar; Interprofissionalidade no cuidado em saúde; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A programação completa está no site https://gephufscar.wixsite.com/enpe-saude.

Ensino, pesquisa e extensão no HU-UFSCar
Atualmente, são realizadas no Hospital 40 pesquisas, atividades extensionistas e estágios com cerca de de 200 alunos de graduação. De acordo com Pileggi, a promoção dessas ações no HU-UFSCar se reflete na qualidade da assistência oferecida aos pacientes. “Um hospital que desenvolve atividade de ensino está sempre comprometido com as melhores práticas em saúde, respaldadas em protocolos e evidências científicas. Ao mesmo tempo, os projetos de pesquisa realizados no HU têm como objetivo gerar mais conhecimentos e as atividades extensionistas promovem a atuação de diferentes profissionais, ampliando a rede de cuidados dispensados aos pacientes do Hospital”, afirma a gerente da GEP.
Outro grande diferencial do HU é a interprofissionalidade no atendimento ofertado. O Hospital, como um todo, oferece oportunidade de atuação em diversas áreas, não apenas da Saúde, mas também em outras correlacionadas, como Engenharia, Administração, Serviço Social etc. “Um hospital universitário favorece a prática profissional integrada e colaborativa, o que requer a ação de inúmeras áreas que se complementam e se fortalecem”, destaca Pileggi.

Texto: Gisele Bicaletto – CCS/UFSCar

 

Leave a Comment

Filed under Divulgação científica, Eventos

Comments are closed.