A UFSCar realiza hoje (9/2) a matrícula dos candidatos convocados pela terceira chamada do processo seletivo para seus cursos de graduação realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com as duas primeiras chamadas, 72% das vagas já foram preenchidas, mas esse número ainda pode sofrer alterações. Isto porque a migração entre as universidades públicas do Estado de São Paulo é comum, como explica a Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Emília Freitas de Lima: “Conforme as universidades divulgam suas chamadas, candidatos que já se inscreveram em uma universidade podem cancelar sua matrícula e optar por outra instituição, de acordo com seus próprios critérios, que costumam, por exemplo, envolver questões geográficas, como a proximidade de sua cidade de origem”.
Entretanto, a alta procura pelos cursos da UFSCar tem sido uma excelente medida de sucesso da Instituição. Em 2012, o número de candidatos inscritos para os cursos de graduação presencial da UFSCar através do SiSU cresceu mais de 49% em comparação com o ano passado. Neste ano, foram 97.599 inscrições feitas por 78.021 candidatos (cada candidato pode se inscrever em até dois cursos) para ocupar as 2.553 vagas oferecidas pela Universidade. A procura pela UFSCar foi a quinta maior entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que usam o SiSU como processo de seleção. A relação de proporção entre os candidatos inscritos e as vagas oferecidas passou de 27,8 em 2011 para 38,2 neste ano.
Neste ano, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) promoveu mudanças  no calendário de chamadas e matrículas para preencher de modo mais eficiente as vagas dos cursos de graduação presencial. Em 2012, o SiSU ficou responsável apenas pelas duas primeiras chamadas, e não mais por três, como aconteceu em 2011. As chamadas seguintes ficam sob responsabilidade da UFSCar, o que permite mais agilidade no processo de convocação dos candidatos. Com a mudança, o calendário de matrículas fica adiantado em relação aos anos anteriores, e os candidatos convocados pelas últimas chamadas devem se matricular em datas mais próximas ao início do ano letivo. “Neste ano a expectativa é que comecemos o ano letivo com o preenchimento quase pleno das turmas, o que minora o problema do aluno que chega à Universidade depois de semanas das aulas iniciadas”, afirma a Pró-Reitora de Graduação. Em 2011, a matrícula dos candidatos convocados na última chamada foi realizada quase um mês depois do início do ano letivo; para 2012, espera-se preencher todas as vagas até o dia 5 de março, apenas quatro dias após o início das aulas.
Mais informações sobre os processos seletivos para os cursos de graduação da UFSCar podem ser obtidas em www.vestibular.ufscar.br.

Comentários desativados em Mudanças no calendário de chamadas e matrículas buscam preencher de modo mais eficiente vagas nos cursos de graduação da UFSCar

Filed under Graduação