mostra_ies

Ana Luiza Pereira Barbosa, docente do DAC, e ex-alunos do curso de Imagem e Som da UFSCar discutem a produção audiovisual da Universidade com o público durante evento (Foto: Beatriz Maia – AECR/UFSCar)

Entre os dias 21 e 23 de setembro, a UFSCar realizou a Mostra da Imagem e Som, que exibiu 31 filmes em seis sessões no Teatro Florestan Fernandes, no Campus São Carlos. As obras fazem parte do acervo do curso de graduação em Imagem e Som e foram produzidas pelos estudantes entre os anos de 2000 e 2014 como trabalhos de conclusão de curso.

As sessões contaram com a presença de membros das equipes de produção, egressos da UFSCar, que debateram com o público aspectos técnicos da produção dos filmes, perspectivas e experiências do processo de distribuição e circulação das obras e inserção no mercado de trabalho. Uma das discussões envolveu as possibilidades de desenvolver obras conceituais ou comerciais. Se, por um lado, pode ser interessante pensar na inserção no mercado de trabalho como um dos objetivos centrais desses trabalhos de conclusão de curso, os participantes fizeram um contraponto ao refletir sobre a oportunidade de explorar a criatividade de forma conceitual, sem preocupações comerciais, por se tratar do ambiente universitário.

O evento é parte de atividade contemplada pelo edital especial para apoio à realização de atividades de extensão com temática sobre a memória da UFSCar, coordenada por Ana Luiza Pereira Barbosa, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC). Para Barbosa, o edital fomentou um desejo antigo de reunir as produções dos estudantes da UFSCar, organizando vídeos e informações. “Estamos com 19 anos do curso de Imagem e Som e temos uma quantidade enorme de material produzido pelos nossos estudantes que nós mesmos as vezes desconhecemos. Nessa pesquisa pelos arquivos dos filmes, podemos organizar não só os filmes, mas informações importantes sobre as suas carreiras, os festivais dos quais participaram e outros desdobramentos que acontecem depois que eles saem da Universidade”, afirma a docente.

Comentários desativados em Mostra da Imagem e Som reúne filmes e debates sobre produções audiovisuais, formação e inserção no mercado de trabalho

Filed under Extensão, Graduação