Modernização administrativa, aprimoramento da gestão multicampi, internacionalização e implantação do campus Lagoa do Sino são destacados como desafios na posse da Gestão 2012-2016 da UFSCar

Cerimônia contou com a presença do Presidente do CNPq, Glaucius Oliva; do Deputado Federal Newton Lima e do Prefeito Municipal de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte Filho, ambos ex-Reitores da UFSCar; dentre outras autoridades (Foto: Mariana Ignatios - CCS)

No último sábado (10/11), foi realizada a cerimônia de posse dos novos integrantes da Administração Superior da UFSCar. O atual Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, foi reconduzido ao cargo, acompanhado do novo Vice-Reitor, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física. Também foram empossados os novos pró-reitores: Claudia Raimundo Reyes (Graduação), Débora Cristina Morato Pinto (Pós-Graduação), Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo (Pesquisa), Claudia Maria Simões Martinez (Extensão), Geraldo Costa Dias Júnior (Assuntos Comunitários e Estudantis), Mauro Rocha Côrtes (Gestão de Pessoas) e Néocles Alves Pereira (Administração). A cerimônia contou com a presença do Deputado Federal Newton Lima e do Prefeito Municipal de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte Filho, ambos ex-reitores da UFSCar, e também do Presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Glaucius Oliva, dentre outras autoridades.

Equipe empossada. Da esquerda para a direita: Geraldo Costa Dias Júnior (ProACE), Claudia Reyes (ProGrad), Adilson de Oliveira (Vice-Reitor), Heloisa Sobreiro S. de Araújo (ProPq), Targino de Araújo Filho (Reitor), Débora Cristina Morato Pinto (ProPG), Néocles Alves Pereira (ProAd), Claudia Martinez (ProEx) e Mauro Rocha Côrtes (ProGPe) - (Foto: Mariana Ignatios - CCS)

Durante a cerimônia, todos os discursos destacaram o fato da UFSCar, em seus 42 anos de existência, ter desenvolvido como característica que a diferencia no cenário da Educação Superior brasileira o fato de ser reconhecida pela articulação entre a excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que realiza e o compromisso com a realidade social local, regional e nacional. Em seu pronunciamento, Targino de Araújo Filho falou das imensas transformações pelas quais passou a Instituição nos últimos anos, particularmente devido à implantação de 20 novos cursos de graduação no âmbito do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), à consolidação dos cursos de graduação a distância e, também, do Programa de Ações Afirmativas. Como principais desafios para os próximos anos, o Reitor destacou, dentre outros, a necessidade de modernização da gestão administrativa da Universidade; a ampliação do quadro de servidores, especialmente técnico-administrativos; o aprimoramento dos processos e mecanismos que visam garantir a permanência com qualidade na Universidade dos estudantes, particularmente aqueles que entram pelas diferentes modalidades de ingresso diferenciado previstas no Programa de Ações Afirmativas; e a implantação do novo campus Lagoa do Sino. O Vice-Reitor Adilson de Oliveira complementou a lista com o destaque aos esforços voltados à internacionalização da Universidade e à necessidade de aprimoramento dos mecanismos de gestão multicampi. “Esta é a universidade com a qual, neste momento, posso sonhar e, mais do que isso, ter o privilégio de poder, juntamente com a nova equipe administrativa e com toda a comunidade universitária, transformar em realidade: mais moderna, transparente, acolhedora, inclusiva, democrática, cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de seus processos de formação e produção de conhecimento e por seu compromisso social e protagonista na busca de soluções para os principais problemas locais, regionais, nacionais e, até mesmo, internacionais. Uma instituição fundamental ao desenvolvimento de nosso País”, concluiu Targino de Araújo Filho.
Na cerimônia, também foram apresentados à comunidade universitária os novos pró-reitores adjuntos. Os servidores técnico-administrativos Ademir Doricci e Roque Nivaldo Sentanin dividirão a responsabilidade na ProAd. Na ProGPe, o cargo será ocupado pela também servidora técnico-administrativa Márcia Cristina dos Santos. Nas demais pró-reitorias, serão adjuntos os docentes: Maria Aparecida Mello (ProACE), Rodolfo Antonio de Figueiredo (ProEx), Guillermo Antonio Lobos Villagra (ProPG), Marco Giulietti (ProPq) e Maria Silvia de Assis Moura (ProGrad).

Reitor Targino de Araújo Filho dá posse ao novo Vice-Reitor, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira (Foto: Mariana Ignatios - CCS)

Integrantes do projeto "Conhecendo o Choro" embelezaram o início da cerimônia (Foto: Mariana Ignatios - CCS)

Comentários desativados em Modernização administrativa, aprimoramento da gestão multicampi, internacionalização e implantação do campus Lagoa do Sino são destacados como desafios na posse da Gestão 2012-2016 da UFSCar

Filed under Gestão

Comments are closed.