propg_isf

Pró-Reitora de Pós-Graduação recepciona os participantes da primeira turma do curso de escrita científica (Foto: Mariana Pezzo/AECR)

Começaram na semana passada as aulas do minicurso de escrita científica em Inglês oferecido a docentes e estudantes de pós-graduação da UFSCar, em uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) em parceria com o programa Idiomas sem Fronteiras da UFSCar e docentes do Campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). O minicurso, que está sendo oferecido nos campi São Carlos – de 30 de junho a 3 de julho – e Sorocaba – de 6 a 8 de julho, teve mais de 250 inscrições. “Este número é mais do que o dobro do que tínhamos previsto inicialmente e, felizmente, conseguimos aceitar todas as inscrições pela utilização da estratégia da webconferência. Essa grande procura nos mostra o acerto da iniciativa e, também, que devemos continuar investindo na institucionalização de ações voltadas ao ensino e aprendizagem de idiomas”, relata a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar, Débora Cristina Morato Pinto.

Para a realização do minicurso, a UFSCar trouxe ao Brasil a professora Ethel Schuster, da Northern Essex Community College, dos Estados Unidos, que é uma das editoras do livro “Writing Scientific Papers in English Succesfully: Your Complete Roadmap” [Escrevendo artigos científicos em Inglês com sucesso: seu guia completo], lançado recentemente. Outro autor da obra é Osvaldo Novais de Oliveira, docente do Instituto de Física da USP de São Carlos que, há mais de 20 anos, atua também na área da escrita científica. Oliveira, responsável por uma parte do minicurso, também é um dos criadores do Portal da Escrita Científica.

“Foi a partir do encontro com o professor Osvaldo de Oliveira, no ano passado, que a ideia do minicurso começou a se materializar. A partir do contato com o trabalho que ele vem realizando, firmamos uma parceria que resultou em uma primeira visita da professora Ethel Schuster à UFSCar, em agosto do ano passado, para um workshop. Agora, com o sucesso do minicurso, deveremos dar continuidade à estruturação de oportunidades semelhantes, que vêm se somar àquelas que já são realizadas na Universidade pelo Idiomas sem Fronteiras, bem como em outros projetos de docentes do Departamento de Letras”, conta a Pró-Reitora de Pós-Graduação.

Comentários desativados em Minicurso de escrita científica em Inglês atrai mais de 250 participantes nos campi São Carlos e Sorocaba

Filed under Internacionalização, Pós-graduação