Médicos formados na UFSCar estão entre os melhores do Estado em avaliação do Cremesp

Egressos destacam-se também em relação à taxa de aprovação em programas de residência

 

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) divulgou no início de 2014 os resultados da avaliação anual dos recém-formados em cursos de Medicina do Estado, na qual o curso da UFSCar ficou entre os seis melhores colocados. Em 2013, o exame avaliou 2.843 recém-formados das 30 escolas de Medicina paulistas, através de questões de múltipla escolha contemplando as áreas de Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Pediatria; Ginecologia; Obstetrícia; Saúde Mental; Saúde Pública e Epidemiologia; Ciências Básicas; e Bioética.

O Cremesp divulga publicamente apenas os resultados gerais da prova, e cada instituição recebe individualmente a média de seus egressos. A média geral da UFSCar foi de 64,61 pontos, quase 10 pontos acima da média estadual, que foi de 55,08 pontos. Nas médias por área, o desempenho dos estudantes da Universidade também foi superior.

Para Flávia Gomes Pileggi Gonçalves, docente do Departamento de Medicina (DMed) e coordenadora do curso, o resultado fornece subsídios para avaliar os rumos da graduação. “É um excelente resultado, ainda mais se considerarmos que somos um curso novo, que enfrentou uma série de dificuldades. Isto é fruto de esforços conjuntos dos próprios estudantes, professores e tutores e de todo o suporte que foi dado a eles. Esse resultado demonstra como os nossos estudantes são capazes de aprender, o que é fundamental no modelo de curso que implantamos na Medicina da UFSCar. Eles são estimulados a ‘aprender a aprender’, como dizemos”, destaca. “Na área de Bioética, por exemplo, a UFSCar ficou bem acima da média do Estado, e o nosso curso não possui uma disciplina de Bioética, mas o tema é discutido ao longo da formação. Esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo para uma excelente formação profissional. Outro aspecto interessante é que as notas nos permitem identificar fragilidades e nos apontam as áreas em que precisamos investir mais”, afirma a docente.

Gonçalves explica que o exame mede o conhecimento dos médicos, e não suas habilidades práticas. Assim, a aprovação de 45 egressos do curso de Medicina da UFSCar em programas de residência em 2014 é um resultado que atesta, além dos conhecimentos específicos, as habilidades profissionais. “O alto número de ex-alunos aprovados em excelentes programas de residência também é um resultado bastante positivo. Soma-se a isso o fato de que, em congressos e outros eventos da área, eles são sempre elogiados. Os profissionais mais experientes comentam o bom desempenho que nossos alunos têm alcançado nos programas de residência, o que demonstra que, além de terem alto nível de conhecimentos específicos, desempenham boa prática”, conclui a coordenadora do curso.

Residência médica

O número de 45 ex-alunos da UFSCar aprovados em programas de residência representa cerca de 80% dos egressos que se candidataram em 2014. Dos 57 candidatos, 45 foram aceitos em 19 instituições de excelência da região Sudeste. Esse número engloba os 36 recém-formados, dos quais 24 foram aprovados na primeira tentativa, bem como os egressos das primeira e segunda turmas.

Lucimar Retto da Silva de Avó, chefe do DMed, avalia que as aprovações são um reflexo da boa reputação da Universidade junto às demais instituições. “As provas de residência são compostas por etapas de conhecimentos, prática e entrevista. O fato de nossos ex-alunos manterem uma taxa de aprovação tão alta nos mostra a boa impressão que eles têm deixado nas instituições por onde passam. Tivemos quatro aprovações em primeiro lugar, e tantas outras entre as melhores colocações. Observamos que outras instituições com mais tradição na área médica do que a UFSCar não têm conseguido tanto sucesso no ingresso às residências. Nossos estudantes vêm demonstrando imensa capacidade de aprender e dedicação no exercício profissional, o que nos enche de orgulho”, afirma a docente.

Comentários desativados em Médicos formados na UFSCar estão entre os melhores do Estado em avaliação do Cremesp

Filed under Graduação

Comments are closed.