Foram 444 os trabalhos de estudantes da UFSCar aprovados para apresentação na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que integra a programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada de 12 a 18 de julho no Campus São Carlos da UFSCar. Neste ano, excepcionalmente, a JNIC substitui os tradicionais congressos de iniciação Científica (CIC) e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI) da Universidade.

Os 444 resumos – de um total de 551 enviados para avaliação – serão apresentados no formato de pôsteres, em sessões que acontecem ao longo de toda a semana da Reunião, sempre das 13 às 15 horas. A Pró-Reitora de Pesquisa da UFSCar, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo, avalia a participação na Jornada como oportunidade única para que os estudantes da UFSCar envolvidos com atividades de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação apresentem seus trabalhos em um evento de abrangência nacional e em um ambiente extremamente estimulante. “Nas apresentações, estarão presentes estudantes de todas as áreas do conhecimento, da UFSCar e de universidades de todo o País, bem como professores, pesquisadores. Isto certamente dá mais visibilidade para o conhecimento produzido pelos nossos estudantes de graduação junto com seus orientadores, e é oportunidade para que eles também conheçam as produções dos outros lugares, troquem experiências e formem suas redes de contatos. É um momento muito especial, em que uniremos um evento que já é tradicional na Universidade, de apresentação dos trabalhos de iniciação, a um dos maiores encontros científicos do País e de toda a América Latina”, comenta a Pró-Reitora.

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade foi responsável pelo recebimento dos resumos dos estudantes da UFSCar e envio da lista daqueles que apresentarão trabalhos para a SBPC, para que contassem com isenção da taxa de inscrição na Reunião Anual. Durante a JNIC, haverá avaliação dos trabalhos pelo comitê do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como pelo Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica (CoICT) da própria UFSCar, que conta com um representante de cada departamento acadêmico da Universidade. Haverá também a seleção dos melhores trabalhos para concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq.

Mais informações sobre a JNIC e a 67ª Reunião Anual da SBPC podem ser conferidas no site do evento.

Comentários desativados em Mais de 400 trabalhos da UFSCar são aprovados para a Jornada Nacional de Iniciação Científica, que acontecerá durante a Reunião Anual da SBPC

Filed under Graduação, Pesquisa