Livro sobre coleções especiais em bibliotecas universitárias públicas destaca experiência da Biblioteca Comunitária da UFSCar

unnamedO livro “Acervos Especiais: memórias e diálogos”, publicado recentemente pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (FCLAR), traz um capítulo dedicado ao Departamento de Coleções e Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo), de autoria da bibliotecária Vera Lúcia Cóscia, servidora da Universidade desde 1998, que participou da criação do DeCORE e foi chefe do Departamento até 2014. A edição eletrônica do livro pode ser acessada gratuitamente no site da FCLAR e, em breve, haverá também uma edição impressa.

O livro buscou discutir a gestão e o desenvolvimento de políticas de formação e aprimoramento de coleções especiais e apresentar ações de preservação e conservação, bem como relatos de experiências sobre acervos especiais, com ênfase nas bibliotecas das universidades públicas paulistas. No capítulo intitulado “UFSCar: coleções especiais em uma biblioteca comunitária”, Cóscia faz, portanto, um relato da formação do DeCORE, cujo acervo mais conhecido é o do sociológo Florestan Fernandes, adquirido pela Universidade em 1996.

No entanto, o DeCORE abriga outras 10 coleções, nas quais alguns destaques são os livros mais antigos do acervo da BCo – de autoria do poeta português Francisco de Sá Miranda, publicados em 1784 –; fascículos da Revista Ilustração Brasileira, um dos primeiros periódicos nacionais, datados de 1876; as primeiras edições das obras “As Meninas” e “Porão e Sobrado”, de Lygia Fagundes Telles; e um álbum com ilustrações de Tarsila do Amaral com dedicatória da artista, dentre vários outros.

Coleções
Uma das coleções da BCo é a biblioteca particular do escritor e jornalista Luís Martins, que foi marido de Tarsila do Amaral, comprada pela Universidade em 1995. A coleção reúne obras de Literatura Brasileira, Literatura Europeia e Artes, com grande número de obras com dedicatórias de personalidades como a própria Tarsila, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, dentre outras. Já a coleção do escritor e crítico literário Henrique Luiz Alves é inteiramente dedicada à Literatura Brasileira, com várias primeiras edições com dedicatórias dos autores. Duas outras coleções – do jurista João Roberto Martins e do advogado Ulysses Fernandes Nunes – reúnem obras da área do Direito, com destaque à edição do primeiro Código Civil Brasileiro e à coleção da Revista dos Tribunais, com edições desde 1912. A Biblioteca abriga também a coleção da Revista Ilustração Brasileira, que retrata usos e costumes do País.

Há um conjunto de outras coleções que são temáticas: Rui Barbosa – com 168 volumes de obras de sua autoria; Série Ouro – de obras comemorativas e edições especiais com belas fotos e ilustrações; e Brasiliana – de obras sobre História, Geografia e viagens no Brasil. Um destaque entre essas coleções temáticas é a de Ficção Científica, com coleções completas e um total de 2.992 títulos, doados à Universidade pela família do professor paulista Caio L. C. Sampaio. A coleção mais recente é a do pesquisador e autor de vários livros e ensaios sobre o cinema brasileiro José Inácio de Melo Souza, com cerca de 700 exemplares sobre a temática, atualmente em fase de tratamento e processamento para disponibilização ao público.

As coleções podem ser consultadas de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, no DeCORE, que fica no quinto piso da Biblioteca Comunitária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8428, pelo e-mail decore.bco@gmail.com ou no site da BCo.

Comentários desativados em Livro sobre coleções especiais em bibliotecas universitárias públicas destaca experiência da Biblioteca Comunitária da UFSCar

Filed under Efemérides

Comments are closed.