Considerando o compromisso da UFSCar com a qualidade da formação oferecida a todos os seus estudantes, bem como a necessidade de priorizar a consolidação dos 20 novos cursos de graduação criados no âmbito do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), a Administração Superior da Universidade empreendeu esforços que resultaram na possibilidade de destinar, em 2013, R$ 3 milhões aos laboratórios didáticos desses cursos. Os recursos permitirão a aquisição de equipamentos e mobiliários e representam um acréscimo de cerca de 65% aos valores já aplicados em material permanente para os cursos do Reuni. Além disso, outros R$ 2 milhões serão aplicados em laboratórios didáticos dos demais cursos da Universidade.
Com a utilização de critérios e percentuais já definidos anteriormente pelo GT-Reuni – comissão que coordena a implementação do Programa na UFSCar, com participação dos diretores dos Centros Acadêmicos e de representantes das pró-reitorias de Graduação e de Administração –, os R$ 3 milhões foram assim distribuídos: R$ 780.000 para o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (26%); R$ 600.000 para o Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (20%); R$ 600.000 para o Centro de Educação e Ciências Humanas (20%); R$ 540.000 para o Centro de Ciências Agrárias (18%); e R$ 480.000 para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (16%). Esses percentuais foram definidos em relação ao número de cursos e de estudantes em cada Centro.
A distribuição interna dos recursos entre os diferentes cursos é responsabilidade dos Diretores de Centro. Laboratórios de cursos já existentes que ampliaram suas vagas a partir do Reuni também poderão ser contemplados, mas a prioridade deverá ser dada aos cursos novos. As requisições de compras deverão ser encaminhadas entre os dias 5 e 30 de agosto; porém, por solicitação dos próprios Diretores, foi autorizado que os recursos sejam utilizados apenas em 2014, caso seja de interesse do Centro.
Em relação aos R$ 2 milhões destinados aos cursos mais antigos – incluindo aqueles que ampliaram o número de vagas no Reuni –, a Pró-Reitoria de Graduação está preparando edital a ser lançado neste segundo semestre de 2013, para encaminhamento de requisições contemplando o início do período letivo em 2014. Neste caso, R$ 1,8 milhão será destinado à aquisição de material permanente e R$ 200 mil ao custeio dos laboratórios.

Comentários desativados em Laboratórios de cursos de graduação receberão R$ 5 milhões para aquisição de equipamentos, mobiliário e custeio

Filed under Graduação