Instituto de Línguas oferta novo ciclo de cursos de diferentes idiomas

O Instituto de Línguas da UFSCar inicia nas próximas semanas um novo ciclo de oferta de cursos para os públicos interno e externo à Universidade. Parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) permitiu que os cursos de capacitação para o quadro de servidores, que já incluíam aulas de Inglês e Espanhol, fossem incorporados ao Instituto, que passará a contar também com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, as ofertas regulares dos cursos de Espanhol serão retomadas, e as turmas já previstas de Inglês, Libras e redação acadêmica terão início.

Um dos diferenciais do Instituto é o oferecimento de cursos a partir de demandas identificadas na própria Universidade, como é o caso da primeira turma de Revisão de Texto, que propõe formação inicial sobre práticas de correção de textos. Com duração de três meses, o curso foi pensado para contribuir com a formação profissional de pessoas que já atuam na área sem a formação específica, bem como para estudantes de cursos afins. A turma recebeu mais de 200 inscrições para as 20 vagas ofertadas, confirmando a alta demanda por esse tipo de serviço na Universidade.

Uma consulta informal realizada com estudantes identificou também a demanda por cursos de línguas que não fazem parte da formação oferecida pelas licenciaturas da UFSCar, como o Francês. Para isso, o Instituto está fazendo uma parceria com o grupo Enactus de empreendedorismo social da UFSCar, que colabora na mediação do contato com estudantes que vêm de países francófonos ou que tenham vivências nesses países. Essas pessoas integrarão a Rede Colaborativa de Línguas e Culturas, para a oferta de pequenos cursos em forma de oficina. “Temos estudantes do Haiti e de países africanos que têm o Francês como idioma, e essas pessoas irão colaborar com pequenas oficinas, nas quais será possível se aproximar da língua por meio da cultura de países francófonos. Dessa forma, conseguimos atender a um desejo da comunidade universitária pelo contato com o Francês, e ampliar o modelo para outras línguas”, afirma a Diretora do Instituto, Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, docente do Departamento de Letras (DL).

Já a parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) está avançando para implantar a elaboração de exames de proficiência em Espanhol, Inglês e Português para grandes áreas de conhecimento e/ou para programas de pós-graduação específicos. A oferta desses exames deverá ter início ainda neste semestre, com a expectativa de consolidação a partir do primeiro semestre de 2017.

Instituto de Línguas
Criado em março deste ano a partir de proposta que vinha sendo elaborada por docentes do DL desde 2013, o Instituto acaba de iniciar as aulas das três turmas de Espanhol para estudantes de graduação e pós-graduação. Os cursos são coordenados por docentes do DL e ministrados por estudantes de licenciatura em Letras da UFSCar, o que, além de contribuir para a formação de futuras professoras e futuros professores, coloca nas turmas o que há de mais recente na pedagogia do ensino de línguas no Brasil.

A coordenação do Instituto de Línguas fica na sala 11 do edifício AT10 do Campus São Carlos. Informações sobre ofertas de cursos podem ser consultadas na página do Instituto no Facebook ou pelo e-mail institutodelinguas@ufscar.br.

Comentários desativados em Instituto de Línguas oferta novo ciclo de cursos de diferentes idiomas

Filed under Extensão, Idiomas, Internacionalização