Primeiro seminário do IEAE agregou pessoas que investigam temáticas relacionadas à área de Tecnologias e Materiais para Saúde (Foto: Beatriz Maia – AECR/UFSCar)

O Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar realizou no último dia 2 evento voltado ao mapeamento das competências e infraestrutura instaladas na Universidade no que diz respeito ao tema “Tecnologias e Materiais para Saúde”, bem como das interações internas e externas em torno do tema.

O objetivo do encontro foi estimular a interação entre integrantes da comunidade de pesquisa da UFSCar de diferentes áreas, e a escolha do tema foi motivada pela tradição da Universidade em pesquisa em Materiais e nas diversas áreas da Saúde. Docentes de diferentes departamentos da Universidade apresentaram as interfaces de suas pesquisas com a temática do evento, bem como as discussões mais recentes sobre as tecnologias empregadas.

Leandro Innocentini Lopes de Faria, do Departamento de Ciência da Informação (DCI), deu início às falas apresentando as pesquisas realizadas pelo Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), que constrói ferramentas para análise da produção científica e tecnológica. O docente exemplificou com experiências de pesquisas correlatas ao assunto do encontro as formas pelas quais o NIT/Materiais oferece condições para que se faça prospecção tecnológica e contribua com a inteligência competitiva. Em seguida, Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), falou sobre materiais vítreos e suas aplicações em Saúde, com base no trabalho em desenvolvimento na UFSCar. Zanotto relatou os mais de 20 anos de pesquisas com materiais vítreos e abordou o sucesso não só da pesquisa como das aplicações, com inventos patenteados e licenciados para empresas. Por fim, o docente do Departamento de Computação (DC) Luiz Carlos Trevelin abordou o emprego de métodos computacionais para solução de problemas associados a Biotecnologia e Saúde. Trevelin apresentou a crescente demanda por pesquisas de bioengenharia e uso de realidade virtual.

Assim, durante o encontro, as pessoas participantes puderam conhecer alguns destaques das pesquisas realizadas na UFSCar e trocar informações sobre suas áreas de interface. De acordo com o Diretor do IEAE, Paulo César de Camargo, a expectativa é que o encontro tenha fomentado contatos e reflexões que possam se tornar perenes e se concretizar nas ações do Instituto. “Estamos trabalhando com grupos de trabalho que se formaram por iniciativa de pesquisadoras e pesquisadores, a partir de temas agregadores de conhecimento. Nossa expectativa é a de que mais grupos nos procurem para trabalharmos com as mais diversas temáticas”, afirma Camargo.

Outros eventos estão sendo planejados para o segundo semestre, envolvendo temas relacionados a Ciência de Dados, cérebro e Saúde. Os eventos são compreendidos como passos para a construção de um sistema dinâmico que facilite essa interação entre integrantes da comunidade de pesquisa da UFSCar e de outras instituições, com o objetivo geral de construção de visões de futuro, com base naquilo de que a Universidade já dispõe e em onde ela quer chegar.
As atividades do IEAE podem ser acompanhadas no site do Instituto, disponível em www.ieae.ufscar.br, e o contato pode ser feito pelo e-mail vicereitoria@ufscar.br.

Comentários desativados em Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos promove encontro entre integrantes da comunidade de pesquisa da UFSCar que atuam na área de Tecnologias e Materiais para Saúde

Filed under Eventos, Pesquisa