Inscrição de resumos para a Reunião Anual da SBPC termina na próxima semana

Terminam na próxima terça-feira (24/3) as inscrições com submissão de resumos na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 12 a 18 de julho no Campus São Carlos da UFSCar, com o tema “Luz, Ciência e Ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz.

Todos os resumos aprovados serão apresentados em sessões de pôsteres, destinadas à divulgação de pesquisas científicas e tecnológicas; experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem; e relatos de casos ou experiências. Podem ser submetidos trabalhos em todas as áreas do conhecimento, e todas as informações sobre o processo de submissão estão disponíveis no site da Reunião Anual.

Durante a Reunião, será realizada também a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) que, em 2015, substituirá na UFSCar o Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). Para os estudantes da Universidade, foram definidos cronograma e procedimentos específicos para participação na Jornada, já divulgados anteriormente e disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa. De acordo com esse cronograma, os estudantes que manifestaram interesse em participar da Jornada até o último 10 de março também devem, até o próximo dia 24, realizar a inscrição na Reunião e a submissão de seus resumos, indicando, no momento da inscrição, que o trabalho destina-se à JNIC e que o pagamento será institucional.

Além da programação científica – composta por simpósios, mesas-redondas, conferências, minicursos, encontros, assembleias, sessões especiais e comunicações científicas em sessões de pôsteres –, a Reunião Anual tem também atividades reunidas em programações paralelas intituladas SBPC Jovem, SBPC Cultural e ExpoT&C, além de programações específicas para cada região, como, por exemplo, a SBPC Indígena, que foi realizada pela primeira vez na última reunião, no Acre, e voltará a acontecer na UFSCar.

Para a composição da programação da SBPC Jovem e da SBPC Cultural, as comissões da UFSCar responsáveis por esses eventos realizaram, ao longo dos meses de fevereiro e março, chamadas de propostas, que estão agora sendo sistematizadas e analisadas quanto ao mérito e à viabilidade de realização. Para a SBPC Jovem, foram recebidas mais de 40 propostas de atividades voltadas a estudantes da Educação Básica, com o objetivo geral de despertar o interesse dos jovens pela Ciência, pela Tecnologia e pela Inovação. São projetos para exposições, oficinas, peças de teatro, observações astronômicas e atividades interativas lúdicas, dentre outros, que envolvem centros de divulgação científica de todo o País. Já a chamada para a SBPC Cultural, que foi direcionada a artistas e grupos culturais, recebeu mais de 150 propostas, abarcando apresentações musicais, teatrais e literárias, dentre outras expressões culturais.

Monitoria

Também estão abertas neste momento, até as 16 horas do dia 27 de março, as inscrições de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar interessados em participar da Reunião Anual como monitores. Para a seleção desses monitores, foram publicados dois editais: um para a seleção de até 740 monitores para atuação junto a diferentes subcomissões responsáveis pela organização e realização da Reunião (como, por exemplo, SBPC Jovem, SBPC Cultural, Secretaria do Credenciamento, Sessão de Pôsteres, dentre outras) e outro específico para a seleção de até 60 monitores para atuação junto à SBPC Indígena.

Comentários desativados em Inscrição de resumos para a Reunião Anual da SBPC termina na próxima semana

Filed under Eventos