A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e a Secretaria Geral de Informática (SIn) vêm por meio desta prestar esclarecimentos à comunidade a respeito do processo de inscrições em disciplinas e da necessidade de reajuste no calendário acadêmico da graduação.
Como deve ser de conhecimento da comunidade universitária, estamos passando por um processo de transição de sistemas. A transição não é somente de ProGradWeb para SIGA, mas a integração geral entre os sistemas da universidade, para otimizar os processos, melhorar a qualidade e facilitar a criação de novos serviços. Como consequência imediata dessa transição já colhemos frutos, como a integração das senhas para acesso a rede sem fio e proxy. O credenciamento ao serviço CAFe – Comunidade Acadêmica Federada – da RNP, que permitirá aos integrantes da comunidade da UFSCar utilizar recursos em outras universidades, também está em andamento e é consequência dessa transição.
Nesse contexto de transição, enfrentamos neste momento problemas no processo de inscrição em disciplinas, decorrentes de uma sucessão de falhas de ordem administrativa e técnica.
De maneira geral, o processo de inscrição começa com a oferta de disciplinas pelas chefias de departamentos, conforme solicitações das coordenações de curso. Nessa etapa são criadas as turmas e realizadas indicações para atender as demandas dos cursos.
Durante esse processo, algumas chefias e coordenações de curso que não indicaram reserva de vagas em turmas para calouros (que têm garantia de vaga). Com isso, o número de vagas disponíveis para inscrição pelos alunos foi aumentado de maneira indevida.
Paralelamente a isso, houve uma falha do sistema, que permitiu o remanejamento de inscrições entre turmas, sem verificação de conflito de horário, resultando para alguns estudantes a situação de estarem deferidos em duas turmas com horários conflitantes. O índice de estudantes impactados por essa situação foi de 6% do total. Tão logo o problema foi detectado, o defeito no sistema foi corrigido e essas inscrições conflitantes foram indeferidas. Todas as rotinas técnicas adotadas para identificação desses problemas estão sendo documentadas e avaliadas para compor um módulo de auditoria do SIGA, que apoiará análises mais rápidas de recursos.
Diante dos fatos apontados, a Administração Superior da UFSCar, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação e a Secretaria Geral de Informática, tomaram as seguintes ações:

• Ação 1: Revisão completa das turmas indicadas para calouros. Os departamentos acadêmicos estão sendo contatados para ajustar a oferta de vagas para calouros, para comportar a demanda e evitar problemas nas matrículas dos novos estudantes, prevista para a próxima semana;
  • Ação 2: A equipe técnica está preparando o sistema para dar continuidade aos procedimentos de início do semestre (manutenção das inscrições, deferimento e ajuste);
  • Ação 3: Reabrir etapa de manutenção das inscrições pelas chefias dos departamentos;
  • Ação 4: Reabrir a fase de ajuste, para que os alunos tenham oportunidade de reajustar suas inscrições.

Para a realização desse processo será necessário reajustar o calendário acadêmico, conforme indicado a seguir.

• 24/2 a 25/2 – Ação 1 (Revisão completa das turmas indicadas para calouros) – Envolvidos: Chefias dos departamentos acadêmicos e DiGRA
  • 25/2 a 29/2 – Ação 2 (Preparação do sistema para continuidade aos procedimentos de início do semestre) – Envolvidos: SIn e DiGRA
  • 29/2 – Início das aulas para novos estudantes – Calourada
  • 29/2 e 1/3 – Confirmação de matrícula
  • 1/3 – Ação 3 (Manutenção dos mapas pelas chefias dos departamentos)
  • 2/3 a 3/3 – Ação 4 (Fase de ajuste) – Envolvidos: Alunos
  • 4/3 – Ação 3 (Manutenção final dos mapas pelas das chefias dos departamentos)
  • 6/3 – Publicação dos deferimentos finais
  • 7/3 – Início das aulas para estudantes veteranos

Desta forma, o início das aulas para os estudantes veteranos será em 7 de março. Para os calouros, será mantido em 29 de fevereiro, quando terá início a Calourada 2016, com programação durante toda a semana, disponível no site www.calourada.ufscar.br. A ProGrad reforça que os ingressantes em 2016 que deixarem de comparecer ao procedimento de confirmação de matrícula nos dias 29 de fevereiro ou 1º de março perderão a vaga, de acordo com o estabelecido no edital que regulamenta o ingresso na graduação.

Pedimos a compreensão da comunidade nessa fase de transição. Todos os esforços estão sendo empregados pela SIn e pela ProGrad para solucionar o problema, inclusive com a escalação de outros servidores, em período noturno, para apoiar a equipe responsável pela gerência do SIGA.

Comentários desativados em Informe ProGrad/SIn: Necessidade de reajuste no calendário acadêmico da graduação

Filed under Graduação, Notas da Reitoria