Informe da Reitoria sobre interlocução com o Comando Local de Greve

A Reitoria da UFSCar informa que, na tarde desta quinta-feira (18/6), foi realizada nova reunião dos interlocutores designados para o diálogo com o Comando Local de Greve. Inicialmente, a pauta previa o compartilhamento do teor do documento encaminhado por esta Reitoria ao Ministério Público Federal em resposta à Recomendação nº 003, relativa ao funcionamento da Universidade durante o período de greve; e o debate sobre perspectivas para a continuidade da negociação interna. No entanto, antes que se iniciasse tal pauta, o Comando exigiu um posicionamento frente à reivindicação de direito de resposta ao comunicado da Reitoria divulgado em 9 de junho, que informava a comunidade sobre a primeira solicitação de reunião entre a Administração Superior e os representantes dos servidores técnico-administrativos.

Diante de tal exigência, os interlocutores da Administração afirmaram que, uma vez que tal reivindicação foi apresentada pela Direção do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFSCar à Reitoria, caberia à Reitoria tal posicionamento, já que aquele espaço era de diálogo específico entre o Comando Local de Greve – e não o Sindicato – e os interlocutores da Administração Superior. Destacaram também que não possuíam mandato para falar pela Reitoria nesta questão. Frente a essa informação, os representantes do Comando afirmaram que Assembleia realizada na manhã deste mesmo dia deliberou pela não permanência na reunião caso a exigência não fosse atendida e imediatamente se retiraram da negociação.

Assim, dada a impossibilidade do compartilhamento, na reunião, do teor do documento encaminhado ao MPF, fazemos isto neste momento, com a disponibilização de link para o ofício enviado. Aproveitando a oportunidade, a Reitoria também informa que não entende que há motivo para concessão do direito de resposta, dado que mantém sua compreensão dos fatos relatados no comunicado questionado pelo Sindicato. No entanto, visando informar a comunidade universitária das justificativas para a solicitação apresentadas pelo SinTUFSCar, compartilhamos também o ofício por meio do qual tal solicitação foi encaminhada, com tais justificativas.

Por fim, registramos que lamentamos o fato de uma ocorrência pontual ter inviabilizado o prosseguimento de negociações de tamanha relevância para todos os envolvidos e para a Universidade como um todo.

Comentários desativados em Informe da Reitoria sobre interlocução com o Comando Local de Greve

Filed under Notas da Reitoria