Informe da Reitoria da UFSCar sobre o processo de transição para a Gestão 2016-2020

Na iminência do término da Gestão 2012-2016 à frente da Administração Superior da UFSCar, dirigimo-nos à comunidade universitária para compartilhar informações sobre como se deu o processo de transição até este momento, em que aguardamos o agendamento da posse da nova Reitoria pelo Ministério da Educação (com a expectativa de que ocorra até o próximo dia 8 de novembro, quando se encerra nosso mandato). Esse compartilhamento de informações é importante para que haja transparência sobre o processo e segurança de que não haverá descontinuidade devida à forma como se concretizou. No entanto, este comunicado torna-se necessário também devido à lamentável proliferação de boatos – inclusive externamente à Universidade, por meio de meios de comunicação de São Carlos – de que a transição estaria sendo dificultada pela atual Administração Superior, com impedimento do acesso às informações.

Nenhuma afirmação pode estar mais distante da verdade do que esta. Como noticiado no Blog da Reitoria, a primeira reunião de transição aconteceu já no dia 2 de agosto, com a participação do atual Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e da Reitora Eleita, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, ocasião em que foram acordados os procedimentos para a continuidade do processo. Depois desta, apenas com o Gabinete da Reitoria foram realizadas 11 outras reuniões, que trataram em profundidade de temas como: proposta orçamentária para 2017; Hospital Universitário e área da Saúde como um todo; Fazenda Lagoa do Sino; Obras; FAI; e funcionamento do Gabinete, além de uma reunião específica para cada um dos três campi fora de sede, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Além disso, foram mais de 60 as reuniões realizadas com quase todas as demais unidades da Administração Superior, sendo que todos os encontros demandados pela nova equipe foram agendados pelos atuais gestores. Ou seja, no total foram quase 80 encontros e centenas de páginas de relatórios detalhados entregues aos futuros gestores, apresentados ao Conselho Universitário em 14 de outubro e disponibilizados no Blog da Reitoria, na aba destinada aos relatórios, onde também já está o relatório geral da Gestão 2012-2016, seguido dos relatórios individuais detalhados.

Aproveitamos a oportunidade para destacar que a situação orçamentária e financeira da Universidade neste momento também foi compartilhada com o Conselho Universitário, em reunião no dia 27 de outubro, na qual os participantes foram informados de todos os esforços em andamento para que, mesmo frente aos cortes e, concomitantemente, ao aumento nos valores dos maiores contratos de prestação de serviços firmados pela UFSCar (tais como vigilância, portaria, limpeza e energia elétrica), seja possível a conclusão do exercício de 2016. A apresentação feita naquele momento pode ser conferida aqui; no entanto, dados com mais precisão e texto explicativo ainda serão divulgados no Blog da Reitoria em momento mais próximo ao final da gestão, já que estas são informações dinâmicas que se alteram diariamente (conforme, por exemplo, novas execuções financeiras se concretizam e/ou recursos são liberados), o que também dificulta muito que esse balanço seja feito com precisão total neste momento do ano (quando, tradicionalmente, ele é fechado apenas no mês de janeiro do exercício seguinte). Outros textos em preparação compartilharão com toda a comunidade universitária informações sobre as obras em andamento e/ou pendentes e sobre a FAI, estes também temas já tratados com a futura gestão e nos órgãos colegiados (Conselho Universitário e Conselho Deliberativo da FAI).

Não podemos, assim, frente aos fatos relatados neste comunicado, deixar de registrar nossa indignação diante da disseminação dos boatos inicialmente mencionados, seja sua fonte qual for. Isto porque não apenas a Reitoria, a Vice-Reitoria e as pró-reitorias, mas também todas as pessoas que dirigem as unidades vinculadas à Administração Superior, estiveram totalmente disponíveis durante o processo de transição e envidaram todos os esforços para a disponibilização das informações detalhadas e esclarecimento das dúvidas apresentadas, movidas pelo compromisso com a Instituição que, inclusive, demonstraram ao longo de toda a Gestão 2012-2016, bem como pelo sentimento perene de responsabilidade para com o desenvolvimento da UFSCar, que sempre colocamos e continuaremos colocando acima de quaisquer diferenças e/ou divergências.

Comentários desativados em Informe da Reitoria da UFSCar sobre o processo de transição para a Gestão 2016-2020

Filed under Gestão, Notas da Reitoria

Comments are closed.