O Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar, em sua 205ª Reunião Ordinária, realizada na última sexta-feira (29/8), decidiu adiar o debate e a deliberação definitiva sobre a política de segurança da Universidade, inicialmente previstos para acontecer naquela ocasião. Tal decisão atendeu a pleito dos estudantes – representados na reunião pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação de Pós-Graduandos (APG) –, justificado pelo fato de estarem, neste momento, sem representação no Conselho. Para encaminhamento do debate, será agendada Reunião Extraordinária do ConsUni para a primeira semana de outubro, quando a eleição dos representantes discentes estará concluída. Enquanto isso, serão mantidas as medidas emergenciais encaminhadas pelo ConsUni em reunião realizada no dia 18 de julho, que envolvem o controle do acesso ao Campus São Carlos no período noturno. Detalhes sobre tais medidas podem ser obtidos no comunicado específico sobre o tema também divulgado na data de hoje.

Para esclarecimento de toda a comunidade universitária, informamos que os atrasos na indicação dos representantes discentes no ConsUni foram devidos tanto a solicitações das entidades (DCE e APG) para extensão dos prazos previstos em eleições anteriores, quanto à ocorrência de férias escolares e da greve dos servidores técnico-administrativos. O detalhamento dessas ocorrências pode ser conferido aqui. Na reunião do Conselho Universitário, todo esse processo foi relatado, com ênfase à postura histórica do ConsUni de valorização da participação estudantil nos órgãos colegiados da Instituição. Foi, inclusive, esse compromisso com a gestão democrática e participativa que levou o Conselho a considerar legítima a solicitação dos estudantes e adiar o debate sobre a política de segurança. No entanto, o Conselho esclareceu que não poderia, de forma alguma, atender a outro pleito apresentado, qual seja, que decisões anteriores fossem canceladas e que não houvesse qualquer outra deliberação até a conclusão das eleições. Isto porque, caso acatasse tal solicitação, o ConsUni estaria se furtando à sua responsabilidade de definir, enquanto órgão decisório máximo da Universidade, questões fundamentais à continuidade do funcionamento da Instituição, relacionadas inclusive à responsabilidade sobre a integridade do patrimônio público e, muito especialmente, de todas as pessoas que, diariamente, desenvolvem suas atividades no Campus.

Esperamos ter informado adequadamente toda a comunidade universitária sobre o andamento de tão importante debate, colocando-nos, desde já, à disposição para outros esclarecimentos que eventualmente se fizerem necessários.

Comentários desativados em Informe da Reitoria: Adiamento do debate e da deliberação do ConsUni sobre política de segurança

Filed under Notas da Reitoria