A partir das deliberações das 204ª e 205ª Reuniões Ordinárias do Conselho Universitário (realizadas, respectivamente, nos dias 18 de julho e 29 de agosto de 2014), foi implantado emergencialmente controle de acesso ao Campus São Carlos da Universidade, com acesso restrito aos integrantes da comunidade universitária – devidamente identificados – a partir das 20 horas. Para facilitar esse procedimento, em breve será implantado controle de acesso de veículos com tecnologia RFID (identificação por radiofrequência, utilizando tags para liberação automática dos veículos previamente cadastrados).

No entanto, já a partir de hoje (1/9/2014), está em funcionamento processo provisório – com utilização de selos adesivos a serem instalados no vidro dianteiro dos veículos cadastrados pelos integrantes da comunidade universitária – que visa facilitar o fluxo de veículos. Os adesivos foram encaminhados às diferentes unidades acadêmicas e administrativas do Campus (coordenações dos cursos de graduação e programas de pós-graduação, departamentos, Centros e unidades vinculadas diretamente à Administração Superior), nas quais o cadastro da marca e modelo, cor e placa dos veículos de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos foi realizado e, posteriormente, encaminhado ao e-mail controleacesso@sistemas.ufscar.br. A posição indicada para colocação dos selos é no canto inferior esquerdo do vidro dianteiro do veículo, de modo a facilitar a verificação pelos porteiros. Dúvidas e solicitações de informações adicionais podem ser encaminhadas à Prefeitura Universitária pelos telefones 3351-8154 e 3351-8161.

Até que o controle de acesso automático esteja em funcionamento, a partir das 20 horas permanece aberta apenas a portaria principal da área Sul (Portaria Sul-1). A Portaria Norte-1 (entrada pela SP-318) funciona diariamente das 6 às 20 horas. A Portaria Sul-2 (Babilônia) está fechada permanentemente, com uso exclusivo para serviços, emergências e tráfego relacionado a obras. Nos dias de semana e finais de semana, o acesso exclusivo de integrantes da comunidade universitária acontece das 20 às 6 horas e, nos demais horários, o acesso é livre. Aos sábados, o acesso é livre das 6 às 14 horas; das 14 às 20 horas, visitantes têm acesso desde que portando documento oficial de identificação com foto. Aos domingos, feriados e pontos facultativos, visitantes devem apresentar identificação durante todo o dia e, a partir das 20 horas, o acesso é restrito, como já registrado anteriormente.

Para os integrantes da comunidade universitária – compreendendo servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da UFSCar e do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), alunos do Curso Pré-Vestibular da UFSCar, funcionários da FAI e funcionários terceirizados de serviços essenciais – o acesso é permitido nos horários controlados desde que estejam devidamente identificados com o selo para automóveis ou documento comprobatório do vínculos com essas instituições (identificação funcional; carteirinha de identificação de alunos; ou comprovante de matrícula acompanhado de documento de identificação com foto).

Um Quadro-Síntese do controle de acesso pode ser conferido aqui.

Comentários desativados em Informe: Controle de acesso ao Campus São Carlos – Colocação de adesivos de identificação nos automóveis

Filed under Notas da Reitoria