II Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar começa amanhã

semana_indigenas

Amanhã e sexta, a UFSCar será novamente palco de debates sobre temáticas dos povos indígenas do Brasil, com a realização da II Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar. Com o tema “Indígenas – O outro lado da história”, a iniciativa é liderada pelo Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI), com o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas e outras Políticas de Equidade (Caape) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE). A programação  do evento está organizada em mesas-redondas, palestras, apresentações culturais e um torneio esportivo.

No ano passado, a primeira edição do evento teve como destaque as discussões sobre os desafios da pós-formação dos indígenas, e o sucesso da iniciativa garantiu a realização da segunda edição. Estudante do segundo ano de Medicina, Karla Caroline Teixeira, do povo Pankararu, conta que a programação foi elaborada coletivamente pelo conjunto de estudantes, e motivada pelo Dia do Índio. “Aproveitamos a atenção do dia 19 de abril para fazer o evento, mas reforçamos que este não é o único dia para representar a população indígena. Os debates continuam acontecendo, e convidamos as pessoas para que participem”, pontua a estudante.

Paulo Henrique Gomes da Silva, estudante do curso de Gestão e Análise Ambiental, também da etnia Pankararu, explica que neste ano a Semana dará continuidade aos debates que já ocorrem na Universidade. Ele destaca a experiência do CCI na organização de eventos, como o Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI) e a SBPC Indígena, como fundamental para fomentar as discussões na UFSCar. “Enxergo este caminho como muito proveitoso. Reunimos esforços para trazer as discussões sobre os povos indígenas para a Universidade, e acredito que já avançamos bastante. Entretanto, ainda é preciso mudar o pensamento das pessoas, que têm olhares estereotipados para a população indígena. É um trabalho lento, mas fazendo essas discussões por meio do debate acadêmico é que vamos avançar cada vez mais”, afirma o estudante.

Os desafios e conquistas da presença indígena na Universidade embasam as discussões da Semana. “Os desafios estão relacionados às questões de permanência na Universidade e outras relacionadas ao cotidiano do conjunto de estudantes indígenas. Já as conquistas dizem respeito aos espaços nos quais temos inserção, como o próprio CCI e a participação nos órgãos colegiados. Além disso, a conclusão da graduação de estudantes indígenas na UFSCar abriu as portas para o início de carreiras acadêmicas, e também para a atuação profissional, uma vez que colegas estão agora no mercado de trabalho e atuando em suas áreas com questões indígenas, a maioria, inclusive, em órgãos do governo”, relata Silva.

O evento terá início às 19h15 de amanhã (28/4), no Anfiteatro da Reitoria, com apresentação dos povos indígenas da UFSCar, seguida da mesa de abertura.

Comentários desativados em II Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar começa amanhã

Filed under Graduação

Comments are closed.