No último dia 10 de dezembro, foi realizado o primeiro encontro do II Fórum Integração UFSCar que, nesta edição, reuniu os servidores técnico-administrativos que realizam atividades nos laboratórios acadêmicos dos campi Araras, São Carlos e Sorocaba, para troca de experiências, discussão sobre os desafios do trabalho e encaminhamento de ações.

"Queremos tirar o processo de gestão do topo e capilarizar o planejamento, a organização, o comando e o controle das ações. Isto exige que as pessoas compreendam a importância do que estão fazendo, e é esta uma das funções primordiais deste evento", afirmou o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas na abertura do evento (Foto: CCS/UFSCar)

Na abertura do evento, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes, comentou a importância da continuidade dos Fóruns Integração e da participação dos servidores nas atividades. “É uma honra ver a segunda edição do Fórum Integração UFSCar materializada. É muito importante ressaltar que esta é uma iniciativa dirigida pelos servidores técnico-administrativos da Universidade, em um movimento de criar momentos e oportunidades de envolvê-los no processo de gestão. Queremos tirar esse processo do topo e capilarizar o planejamento, a organização, o comando e o controle das ações. Isto exige que as pessoas compreendam a importância do que estão fazendo, e é esta uma das funções primordiais deste evento. Identificar os problemas é importante, mas participar da construção de soluções é fundamental. É preciso que todos se responsabilizem e reflitam sobre como sair das situações ruins. Por isso é que hoje precisamos sair daqui com uma pauta de questões a serem enfrentadas, e, principalmente, com um cronograma e uma estrutura de acompanhamento dos encaminhamentos. A Universidade como um todo precisa oferecer soluções institucionais para seus desafios, e acredito bastante que estamos dando hoje um passo importante para que isso aconteça”, afirmou o Pró-Reitor.

Também na abertura, Roseli Aparecida Gonçalves, servidora atuante na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, comentou sua participação na primeira edição do Fórum e destacou os aspectos positivos. “Quando me convidaram para participar do I Fórum eu achei que não daria em nada. Tinha a impressão de que os problemas tinham soluções fáceis e a administração da Universidade é que complicava. Tenho muitos anos de UFSCar e nunca tinha sido chamada a participar enquanto categoria de servidor técnico-administrativo. Mas agora ficou claro que nós fomos ouvidos, porque desde o primeiro encontro muita coisa já se concretizou. A Comunidade Virtual de Prática, inclusive, é uma ferramenta que nos deixa em contato para continuar os trabalhos sem desculpas. A melhor forma de convencer os outros a participar é mostrar os resultados do que já fizemos”, declarou Gonçalves.

Após a abertura, os servidores foram divididos em grupos para discutir e propor encaminhamentos para as questões previamente levantadas a partir das atividades da comissão organizadora do Fórum e dos TAs de contato (servidores selecionados para coordenar os debates e auxiliar na síntese das discussões). Os temas identificados eram: segurança nos laboratórios; cursos de capacitação, qualificação e participação em eventos; questões administrativas como, especialmente, requisições de compras; as atribuições dos cargos de laboratórios acadêmicos; adequação dos espaços físicos; manutenção predial; e contratações. Ao final do dia, todos se reuniram novamente para expor as discussões e chegar a um consenso sobre os encaminhamentos. Cada tópico ficou sob a responsabilidade de uma comissão, que irá tomar providências relacionadas aos encaminhamentos e acompanhar o andamento das ações.

Neste momento, a comissão organizadora do II Fórum está analisando a avaliação do encontro feita pelos participantes. Para o próximo ano, estuda-se a possibilidade de outro encontro para fazer um balanço dos resultados e do desenvolvimento dos encaminhamentos propostos.

Iniciativa
O Fórum Integração UFSCar é uma iniciativa desenvolvida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) com apoio das pró-reitorias de Graduação (ProGrad), Pós-Graduação (ProPG) e Administração (ProAd). O I Fórum contemplou os servidores técnico-administrativos que atuam junto às coordenações dos cursos de graduação e programas de pós-graduação e nas secretarias das chefias dos departamentos acadêmicos, gerando uma série de debates e encaminhamentos que continuam a ser trabalhados pelos grupos.

Os objetivos da iniciativa são aproximar servidores que desempenham atividades semelhantes; identificar questões relevantes para o desenvolvimento dessas atividades, envolvendo os servidores no equacionamento dos desafios encontrados; e, também, promover a integração entre os campi da UFSCar. A coordenação é da Pró-Reitora Adjunta de Gestão de Pessoas, Márcia Cristina dos Santos Barbosa de Oliveira, e das servidoras Maria Inez Carpi, Heloísa Helena Paganelli Meneghelli e Vera Aparecida Lui Guimarães. Outras informações podem ser obtidas no blog do Fórum, em www.progpe.ufscar.br/blog/forumintegracao.

Comentários desativados em II Fórum Integração UFSCar debate atividades dos servidores dos laboratórios acadêmicos da Universidade

Filed under Gestão de pessoas