Hospital Universitário lança edital inédito para Iniciação Científica

Edital vai distribuir 10 bolsas para os estudantes da UFSCar (Foto: Freepik)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) está com um edital inédito aberto para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), voltado a estudantes de graduação da UFSCar cujos projetos sejam desenvolvidos no HU-UFSCar. Esse é o primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica da instituição, fruto de uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que vai distribuir 10 bolsas para os estudantes da UFSCar, no valor de R$400,00 por doze meses.

Renata P. Basso Vanelli, chefe do setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do HU-UFSCar, destacou o ineditismo da parceria entre a EBSERH e o CNPQ na concessão dessas bolsas de Iniciação Científica, o que valoriza a pesquisa científica dentro do HU-UFSCar.

“O setor de pesquisa de um hospital precisa ser valorizado e este edital faz isso. Outro ponto de destaque é a possibilidade do orientador ser um colaborador, permitindo a ele se envolver ainda mais com os projetos e pesquisas do HU-UFSCar, além de contribuir diretamente com sua formação profissional. Com mais pesquisas acontecendo, a importância delas fica evidenciada, traz um olhar diferente para os estudantes e colaboradores sobre a prática clínica e como ela está baseada na evidência científica. Estamos muito contentes com este edital e sabemos que trabalhos diferenciados serão colocados em prática”, disse.

As inscrições para o edital se estendem até 1º de abril e, para participar, os orientadores precisam submeter a documentação e a proposta do projeto no sistema Rede Pesquisa, para que seja avaliado por um comitê interno. Os projetos devem estar vinculados às seguintes grandes áreas de conhecimento: Ciência da Computação, Genética Humana e Médica, Farmacologia, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Engenharia Biomédica, Ciências da Saúde, Administração Pública, Serviço Social da Saúde, Psicologia e Educação.

A inscrição será feita com o envio da proposta para o e-mail: geppesq.hufscar@ebserh.gov.br até às 23:59 de 1º de abril. O edital, com todas as informações sobre os critérios de inscrição e seleção, está disponível neste link. O resultado final será divulgado no dia 20 de abril.

Leave a Comment

Filed under Oportunidades, Pesquisa, Processos seletivos, Saúde

Comments are closed.