Hospital Universitário implanta melhorias no atendimento e em infraestrutura

logo_hu_boletimO Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) está implantando uma série de melhorias tanto no atendimento como em infraestrutura, incluindo equipamentos para exames médicos. Em relação ao atendimento aos usuários, já está em operação a classificação de risco, ferramenta de organização da espera no serviço de Saúde que, por meio de cores, orienta a ordem de atendimento. A análise de prioridades permite maior agilidade de acordo com a atenção ao grau de sofrimento do usuário. Após dar entrada no Hospital, o usuário é avaliado por equipe de triagem, que utiliza critérios clínicos para classificar a prioridade do atendimento. O paciente, então, recebe uma pulseira indicando sua situação clínica.

Em relação à infraestrutura, o Hospital está passando por um processo de intervenções visando melhorias e adequações em todos os seus ambientes assistenciais e de apoio. A ação é resultado de levantamento feito pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão operacional da unidade. Com o nome “Projeto Enxoval”, a iniciativa identificou as condições de funcionamento, apontando necessidades de manutenção, com o objetivo de aprimorar a organização dos ambientes e contribuir para o conforto de pacientes e profissionais.

O projeto concluiu no final de 2015 a licitação pública para a execução da reforma, com pintura geral dos ambientes; substituições de rodapés e bate-macas; recuperação de portas, batentes, fechaduras, forros, vidros e esquadrias; reforma de vestiários e sanitários; e revisões das instalações elétricas e de lógica, bem como a recuperação da cobertura da edificação para eliminar infiltrações, totalizando 2.614 m² de intervenções. O conjunto de adequações permitirá elevar o padrão construtivo da unidade de Saúde, aprimorando condições de higiene, acessibilidade, salubridade e conforto aos usuários. Os serviços, iniciados em janeiro, estão sendo executados em etapas, com previsão de término em 90 dias.

O Hospital também está ampliando o número e a diversidade de equipamentos para exames médicos. O HU conta atualmente com Raio X, Raio X Telecomandado, Tomografia, Ultrassom, Eletroencefalograma e Eletrocardiograma. Um equipamento para exame de mamografia e outra unidade de Raio X já foram adquiridos e, em breve, estarão em funcionamento. Além disso, mais de R$ 12 milhões do Fundo Nacional da Saúde serão utilizados para compra de endoscópio, gastroscópio, colonoscópio, refrigerador para fármacos, dispensador eletrônico de medicamentos, broncoscópio e monitor multiparamétrico, que deverão estar em funcionamento em setembro deste ano.

Comentários desativados em Hospital Universitário implanta melhorias no atendimento e em infraestrutura

Filed under Saúde

Comments are closed.