Ontem, dia 31 de outubro, o Prefeito Municipal de São Carlos, Paulo Altomani, recebeu o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, em nova audiência sobre a possibilidade de federalização do Hospital Escola de São Carlos. A reunião foi agendada para que a Diretora de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Liliane Marlene Machado, pudesse apresentar ao Prefeito e sua equipe o modelo de gestão de hospitais universitários por meio da Ebserh, conforme acordado em reunião anterior realizada na semana passada também no Gabinete do Prefeito. O Diretor Técnico do Hospital Escola, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes, que é docente do Departamento de Medicina da UFSCar, também participou do encontro. Jeanne Machado já havia feito apresentação semelhante sobre a Ebserh, que é vinculada ao Ministério da Educação, ao Conselho Universitário da UFSCar, em reunião realizada em março deste ano.

“Foi uma reunião longa, de mais de três horas, e considero que foi bastante produtiva. Destacamos que, com a gestão pela Ebserh, o Hospital operará inteiramente no Sistema Único de Saúde, e que deverá haver uma contratualização entre a Prefeitura, a UFSCar, a Ebserh e a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara para o estabelecimento de metas no âmbito do SUS, cujo gestor pleno é o poder público municipal. Todos os movimentos estão sendo realizados para que o Hospital possa, concomitantemente, atender a demanda da população de São Carlos e região por atendimento de qualidade e as necessidades formativas dos cursos de Saúde da Universidade”, afirmou o Reitor.

O Prefeito Paulo Altomani solicitou prazo de 10 dias para se manifestar sobre o assunto. As audiências na Prefeitura integram nova série de iniciativas visando equacionar as questões relacionadas à parceria entre a Universidade e o Município na manutenção da Rede Escola de Cuidado à Saúde. No último dia 24, o Reitor já havia participado também de reunião sobre o tema com vereadores do Município, na Câmara Municipal.

Comentários desativados em Hospital Escola: Representante da Ebserh participa de audiência do Reitor da UFSCar com o Prefeito Municipal de São Carlos

Filed under Gestão, Saúde