Foi criado no dia 13 de fevereiro grupo de trabalho que deverá elaborar projeto para a implantação de um repositório institucional digital da UFSCar. O projeto deverá considerar os aspectos relacionados à concepção do repositório, sua governança e financiamento e, também, organizar um cronograma de implantação.
A criação do grupo de trabalho foi motivada pela apresentação, à Administração Superior da UFSCar, de um projeto piloto elaborado pelos docentes Ariadne Chloe Mary Furnival, do Departamento de Ciência da Informação, e Márcio Merino Fernandes, do Departamento de Computação. Durante a apresentação, os docentes conceituaram um repositório institucional como um conjunto de serviços a serem oferecidos pela Universidade para a gestão e disseminação de materiais criados pela Instituição e sua comunidade, que podem incluir documentos acadêmicos – como artigos, materiais didáticos etc. –, administrativos e, também, materiais relacionados à história e à memória institucional.
Também foram apresentados exemplos de repositórios já existentes, como, no Brasil, os da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De outros países, foram destacados os repositórios da Universidade do Minho, de Portugal; da Universidade de Liège, da Bélgica; e o da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, que é o repositório mais antigo.
O grupo de trabalho da UFSCar é formado por representantes da Reitoria, da Biblioteca Comunitária, da Secretaria Geral de Informática e dos departamentos de Ciência da Informação (DCI) e de Computação (DC). A coordenação está a cargo de Luzia Sigoli Fernandes Costa, docente do DCI e Secretária Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da UFSCar.