O grupo de trabalho criado em fevereiro deste ano para elaborar o projeto de implantação de um repositório institucional digital para a UFSCar realizou, no dia 20 de agosto, uma apresentação do andamento das suas atividades para um conjunto de novos servidores docentes e técnico-administrativos interessados em colaborar com o projeto. Assim, o grupo passou a ser composto por representantes da Reitoria; de todas as bibliotecas que compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade; das secretarias gerais de Informática (SIn), Educação a Distância (SEaD) e Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI); e dos departamentos de Ciência da Informação (DCI) e de Computação (DC).

O objetivo do Repositório Institucional é reunir em um só espaço virtual, em acesso aberto, as publicações da comunidade universitária, observada a legislação relativa aos direitos autorais. Dentre outros impactos, o Repositório visa ampliar a visibilidade dessa produção e permitir a geração imediata de indicadores estratégicos para diferentes fins, como, por exemplo, processos de tomada de decisão, divulgação da UFSCar nacional e internacionalmente, prestação de contas, participação em editais diversos, elaboração de relatórios, dentre outros.

Durante a reunião, o grupo se debruçou sobre os resultados do mapeamento de repositórios institucionais brasileiros realizado ao longo dos últimos meses, bem como sobre a experiência de alguns dos participantes com repositórios implantados em outras instituições. A partir disso, foi possível identificar as formas de planejamento para formulação desses espaços e inserção de informações, os principais desafios enfrentados, as unidades institucionais envolvidas e outros aspectos formais que dizem respeito ao conteúdo dos repositórios. Dentre outros aspectos, destacou-se a relevância da sensibilização dos autores para a importância da ferramenta e, assim, para o fornecimento dos materiais a serem disponibilizados.

Após o encontro do dia 20, o trabalho continua a ser realizado a partir da subdivisão do grupo de trabalho com foco em quatro eixos principais: projeto técnico (especificações de hardware e software e profissionais necessários); disseminação do projeto (conceitos, benefícios e plano de promoção e de sensibilização da comunidade, dentre outros aspectos); mapeamento de processos; e estudo dos usuários. Uma nova reunião geral deve acontecer no final deste mês, para conclusão do projeto a ser apresentado à Administração Superior da UFSCar.

Comentários desativados em Grupo de trabalho apresenta primeiros resultados dos esforços voltados à implantação do Repositório Institucional da UFSCar

Filed under Acesso à informação, Gestão