Fórum Integração UFSCar: Implantação da Comunidade Virtual de Prática visa a aproximação dos servidores para a solução de problemas do dia a dia

Segunda edição do Fórum será voltada aos servidores que atuam nos laboratórios acadêmicos da Universidade

Realizado o balanço dos encaminhamentos propostos nas reuniões do I Fórum Integração UFSCar: Serviços de Secretarias Acadêmicas, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), os próximos passos serão dados com a utilização da Comunidade Virtual de Prática (CVP). A CVP é um espaço na Internet desenvolvido pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar para a troca de experiências e o desenvolvimento de atividades em grupo. Também estarão disponíveis para os usuários da CVP documentos relativos ao Fórum e seus encaminhamentos, dentre outras informações relevantes.

Expectativa é que a Comunidade Virtual de Prática permita o compartilhamento de experiências entre os servidores e a resolução de problemas do dia a dia.

Para a entrada em funcionamento da CVP, a equipe da SEaD realizou uma série de adaptações no ambiente virtual para atender às necessidades dos servidores de secretarias acadêmicas, levantadas durante os encontros do Fórum. De 12 a 29 de novembro, os participantes passarão pelo “letramento”, curso a distância elaborado para familiarizar os usuários com o ambiente e apresentar as possibilidades de acesso. Os tutores do curso serão os TAs de contato, que lideraram o processo de levantamento e organização de demandas durante todo o Fórum e, recentemente, concluíram o curso de tutoria oferecido pela SEaD.

A expectativa é que a CVP seja um espaço para o compartilhamento de experiências e a resolução de problemas do dia a dia dos servidores. “A CVP objetiva trazer para o ambiente virtual as aproximações entre as pessoas, envolvendo-as em um processo de aprendizado coletivo. A Comunidade é a partitura, que dá a harmonia para a troca e o compartilhamento. Ela deve ser uma alavanca para o desenvolvimento profissional, e também gerar novos desafios”, explica Márcia Rozenfeld Gomes de Oliveira, Coordenadora de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional em Educação a Distância da SEaD.

Encaminhamentos
Durante o último encontro do Fórum, realizado no início de outubro, foram discutidas as atividades realizadas desde o encontro anterior, as demandas foram sistematizadas e comissões foram formadas para acompanhar o andamento das soluções. Uma das necessidades levantadas foi a elaboração de um manual de atribuições e procedimentos para as secretarias acadêmicas. Para isso, foi aplicado um questionário com o intuito de verificar os tópicos relevantes para o material e quais atribuições necessitam de um passo a passo descrito. As respostas estão sendo analisadas pela comissão responsável por essa ação e a execução do material deve ter início em breve. Além disso, uma série de reuniões com gestores da Universidade já foram realizadas para a apresentação das demandas e construção de soluções.

A equipe da ProGPe também já deu início à organização do II Fórum Integração UFSCar: Serviços de Laboratórios Acadêmicos. Na segunda edição do Fórum, serão contemplados os servidores técnico-administrativos que trabalham nos laboratórios acadêmicos da Universidade, para que levantem as demandas e trabalhem nas soluções. As primeiras reuniões já foram feitas com os servidores dos três campi da UFSCar, através de videoconferências, e planeja-se realizar o primeiro encontro presencial no mês de dezembro.

Comentários desativados em Fórum Integração UFSCar: Implantação da Comunidade Virtual de Prática visa a aproximação dos servidores para a solução de problemas do dia a dia

Filed under Gestão de pessoas

Comments are closed.