Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas, recém-criado, consolida visão estratégica da área

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar é eleito para liderar primeira diretoria do Forgepe

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), recém-criado para assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em questões relacionadas à sua área de atuação, realizou sua primeira assembleia no dia 5 de agosto, em Brasília. Na ocasião, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar, Mauro Rocha Côrtes, foi eleito para coordenar a Diretoria do Forgepe na gestão 2014-2016. A cerimônia, que marcou também a aprovação do Regimento do Fórum, contou com a participação de representantes de quase todas as IFES filiadas à Andifes, bem como do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, que preside a Associação, e de Dulce Tristão, Coordenadora Geral de Recursos Humanos das IFES no Ministério da Educação.

Pró-Reitores eleitos para a primeira diretoria do Forgepe, coordenada pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar, Mauro Rocha Côrtes (Foto: Andifes)

Na reunião, Araújo Filho destacou a relevância do Fórum trabalhar permanentemente no estudo e análise das carreiras dos servidores das IFES, bem como no aprimoramento da gestão de pessoas nessas instituições, na estruturação de oportunidades de qualificação e na luta pela melhoria das condições de trabalho. Côrtes elencou como missão importante nessa fase inicial a estruturação do Fórum e de suas regionais, destacando que a iniciativa já nasceu com o apoio de 61 das 63 instituições filiadas à Andifes. “Em breve devemos estender o Fórum a todas as universidades, bem como aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Já vislumbramos como tópicos de destaque sobre os quais devemos trabalhar o dimensionamento da força de trabalho das IFES e os modelos de distribuição de servidores; o acompanhamento de pontos críticos da legislação e a proposição de ajustes e novas normativas; e as políticas de capacitação e qualificação”, elenca o Pró-Reitor da UFSCar.

Histórico

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da UFSCar já vinha participando ativamente da iniciativa de criação do Fórum, integrando comissão da qual também fizeram parte representantes das universidades federais do ABC (UFABC), de São Paulo (Unifesp), Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Alfenas (Unifal), de Uberlândia (UFU), de Itajubá (Unifei) e de Ouro Preto (UFOP). Mauro Rocha Côrtes explica que o movimento foi iniciado no contexto de transformação da área de gestão de pessoas de uma tarefa mais técnica e operacional em uma questão estratégica, particularmente a partir do crescimento do sistema federal de Educação Superior no âmbito do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). “A proposta de criação do Fórum surge da constatação da ausência de um espaço para reflexão e proposição de políticas institucionais para a área, bem como para interlocução das IFES com os ministérios da Educação e do Orçamento, Planejamento e Gestão, com o Congresso Nacional e outras instâncias do Governo Federal. Precisamos participar institucionalmente de questões que, hoje, vão além de uma perspectiva sindical, como, por exemplo, as carreiras docente e dos técnico-administrativos. Também estão em evidência, além dos tópicos elencados anteriormente, os temas dos impactos das mudanças tecnológicas na estrutura de cargos atualmente existente e da implantação do modelo de gestão por competências, dentre vários outros”, complementa Côrtes.

A composição da Diretoria do Forgepe e outras notícias sobre o Fórum podem ser conferidas no site da Andifes. A primeira reunião ordinária do Fórum já está agendada para a próxima terça-feira, 19 de agosto.

Assembleia de criação do Fórum contou com a participação de quase todas as instituições filiadas à Andifes (Foto: Andifes)

Comentários desativados em Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas, recém-criado, consolida visão estratégica da área

Filed under Gestão de pessoas

Comments are closed.