Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas discute carreira com representantes dos sindicatos dos servidores técnico-administrativos e docentes

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizou sua terceira reunião ordinária nos dias 24, 25 e 26 de novembro, na sede da Andifes, em Brasília. Participaram do encontro do Fórum – criado em meados do ano passado – gestores de quase todas as IFES associadas à Andifes. Na abertura, estiveram presentes a Diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES e a Coordenadora de Recursos Humanos das IFES do Ministério da Educação (MEC), Dulce Maria Tristão e Carmen Regina Maia, respectivamente, e o Presidente da Comissão de Recursos Humanos da Andifes (CPRH), Paulo Márcio de Faria e Silva, que é Reitor da Universidade Federal de Alfenas.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados das atividades que vêm sendo desenvolvidas nos diferentes grupos de trabalho e coordenações regionais do Fórum, como aqueles dedicados às carreiras docente e de técnico-administrativos, à temática da modernização da gestão e à integração entre os sistemas de gestão de pessoal utilizados pelo Governo Federal e pelas IFES, dentre outros. “Esta primeira gestão do Forgepe tem uma característica de estruturação e organização do Fórum. Como era nossa expectativa quando o criamos, estamos nos apropriando de questões da área de gestão de pessoas que, antes, se desenvolviam sem uma participação adequada dos gestores, como, por exemplo, a questão das carreiras”, avalia o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar e Presidente do Forgepe, Mauro Rocha Côrtes.

O debate sobre as carreiras docente e dos técnico-administrativos foi, inclusive, um dos principais focos dessa reunião do Forgepe, que recebeu, na manhã do segundo dia, representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e da Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior, Básico, Técnico e Tecnológico). Os representantes sindicais compartilharam com os pró-reitores suas reflexões acumuladas sobre a temática e propostas para as carreiras. Já no dia 26, o Forgepe recebeu também o Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das IFES (Atens).

O diálogo entre a Fasubra e a Andifes deverá continuar em grupos de trabalho a serem criados para discussão da carreira e de modelo para dimensionamento da força de trabalho, dentre outros temas. “Em relação à carreira dos técnico-administrativos, nós já estamos mais adiantados no Fórum, temos algumas propostas, inclusive de racionalização de cargos. No caso da carreira docente, estamos em uma fase anterior, nos apropriando desse debate, e sem dúvida o encontro com o Andes e a Proifes irá subsidiar a continuidade do trabalho no grupo do Fórum responsável por essa questão”, afirma Côrtes.

Comentários desativados em Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas discute carreira com representantes dos sindicatos dos servidores técnico-administrativos e docentes

Filed under Gestão de pessoas

Comments are closed.