Fórum de Gestão de Pessoas da Andifes debate a Funpresp e resoluções do MPOG, dentre outros pontos

A última reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi realizada entre os dias 23 e 25 de março. Presidido pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar, Mauro Rocha Côrtes, o Forgepe discutiu orientações normativas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em especial a ON 16, que trata do reconhecimento do direto à aposentadoria especial. Também foram discutidos documentos referentes a regulamentação de concursos públicos e a racionalização de cargos nas IFES, dentre outros.

Um dos destaques da reunião foi a presença de representantes da Secretaria de Gestão Pública (Segep) do MPOG no debate sobre as adesões à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Outro destaque foi a discussão com o Coordenador de Tecnologia da Informação da Segep/MPOG sobre a implantação do sistema que irá substituir o atual software de gestão de pessoal utilizado pelo Governo Federal. Para isso, está sendo composto um grupo de trabalho para sistematizar as demandas das IFES e colaborar na organização do processo de transição.

O Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas foi criado em meados de 2014, com o objetivo de assessorar a Andifes em questões relacionadas à sua área de atuação. “O Fórum é responsável por elaborar encaminhamentos políticos para questões administrativas das IFES, e instrumentaliza a Andifes, que é quem estabelece o diálogo direto com o Governo Federal. Debatemos frequentemente, com pró-reitores de todo o País, uma série de questões jurídicas, e alinhamos os entendimentos para tomar decisões com segurança”, explica Côrtes.

Comentários desativados em Fórum de Gestão de Pessoas da Andifes debate a Funpresp e resoluções do MPOG, dentre outros pontos

Filed under Gestão de pessoas

Comments are closed.